O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta segunda-feira,10, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, da cerimônia de entrega do prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. Acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, e do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, o governador celebrou a conquista do Selo Ouro pelo estado, que reconhece os esforços na alfabetização de crianças na idade certa.

Durante o evento, Wanderlei Barbosa destacou a dedicação do governo estadual, em parceria com os municípios, na melhoria da educação básica. “O Tocantins foi destaque na alfabetização, com 35 municípios recebendo o Selo Ouro. Parabenizo todos os prefeitos e prefeitas pelo excelente desempenho e pelo compromisso com a educação. Seguiremos trabalhando juntos para ampliar ainda mais a alfabetização no tempo certo, garantindo uma educação de qualidade para nossas crianças”, declarou o governador.

O Tocantins foi reconhecido nacionalmente em maio de 2023, pelo Ministério da Educação (MEC) como o estado que mais avançou na alfabetização infantil. O estado atingiu o patamar de 44% das crianças alfabetizadas nas redes públicas, um aumento significativo em relação às avaliações anteriores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em 2021, o índice era 30 pontos percentuais menor, enquanto em 2019 estava seis pontos percentuais abaixo.

Na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, 2.592 municípios, 13 estados e o Distrito Federal foram contemplados com a categoria Ouro. O programa, lançado pelo MEC em 2023, tem como meta nacional garantir que, até 2030, 80% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. No total, 35 municípios tocantinenses foram contemplados com o Selo Ouro, como Araguaína, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Guaraí, Pedro Afonso, Dianópolis e Tocantinópolis, entre outros. 

O secretário de Educação, Fábio Vaz, enfatizou a importância da premiação para o estado. “Hoje colhemos os frutos dessa integração e dessa política territorial. Estado e municípios trabalham juntos para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano. Parabéns ao governador, aos prefeitos e a toda a comunidade escolar por esse compromisso com a educação”, declarou o secretário.

As ações do Tocantins na alfabetização infantil são conduzidas pelo programa estadual Alfabetiza Mais Tocantins, que visa atender 78 mil estudantes dos 139 municípios, com investimento de R$8 milhões. O programa beneficia 56 mil estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental, 22 mil crianças da educação infantil, 2 mil professores do ensino fundamental e 2,3 mil professores da educação infantil. Entre as principais iniciativas estão a formação continuada de profissionais, concessão de bolsas para articuladores e formadores, entrega de materiais estruturados e premiação de boas práticas.

A iniciativa federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que embasa essas ações, busca recompor e fortalecer a alfabetização nos anos iniciais, promovendo colaboração entre União, estados e municípios. O programa oferece apoio técnico e financeiro para infraestrutura escolar, materiais didáticos e pedagógicos, sistemas de avaliação da alfabetização e orientações curriculares.