O Tocantins está entre os estados afetados pela quinta onda de calor de 2025, que deve continuar até quarta-feira, 5. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê que as temperaturas no estado e em outras partes do Brasil se mantenham acima da média, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, além do interior da Região Nordeste.

Em paralelo ao calor, as chuvas também são esperadas em diversas regiões do país, com volumes que podem ultrapassar os 300 mm, especialmente na Região Norte. No entanto, no Tocantins, as precipitações devem ficar abaixo da média para o mês de março.

Para esta segunda-feira, 3 de março, o INMET emitiu três alertas. O primeiro, na cor laranja, abrange os estados da Região Sul, partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e indica “perigo” devido às altas temperaturas.

Outros dois alertas se referem às chuvas intensas. Um total de 16 estados, incluindo o Tocantins, estão sob o aviso de “perigo potencial” (alerta amarelo), com chuvas que podem atingir de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos de 40 a 60 km/h. Há risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O último alerta, também relacionado a chuvas fortes, é de “perigo” (cor laranja) e afeta os estados do Tocantins, Amapá, Ceará, Maranhão e Piauí.