O Tocantins é um dos poucos estados do país onde os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, ligados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), apresentam cenário mais favorável. A informação é do boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira, 10, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com base em dados da Semana Epidemiológica 27 (de 29 de junho a 5 de julho).

Segundo o levantamento, o número de hospitalizações por SRAG está em queda ou estabilização na maior parte do Brasil, reflexo da redução dos casos de VSR em crianças pequenas e da gripe influenza A em idosos. No Tocantins, diferentemente da maioria das unidades da federação, não há sinal de crescimento dessas infecções.

A pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, alerta que, apesar da tendência de redução, ainda há registros expressivos em várias regiões do país. Ela reforça a importância de manter medidas básicas de prevenção, como a vacinação contra gripe e Covid-19, especialmente para idosos e pessoas com baixa imunidade.

Nos estados da região Centro-Sul e em partes do Norte e Nordeste, os casos de SRAG em idosos seguem elevados, especialmente os relacionados à influenza A. Já em Roraima, há sinal de aumento entre crianças por VSR.

O InfoGripe é uma ferramenta do Sistema Único de Saúde (SUS) que acompanha a evolução dos casos de SRAG em todo o país e orienta ações estratégicas de vigilância em saúde.