Tocantins tem aumento de 214% no índice de alfabetização infantil
23 julho 2024 às 09h49
COMPARTILHAR
O índice de alfabetização de crianças no Tocantins aumentou 214%, de acordo com o Indicador Criança Alfabetizada do Ministério da Educação, que avalia a capacidade de leitura e escrita de estudantes do segundo ano do ensino fundamental. Esse avanço nos índices de alfabetização é atribuído, em parte, a iniciativas como o projeto EducaTO, promovido pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).
O EducaTO é um programa de formação continuada para professores da rede pública, sobretudo em turmas multisseriadas de escolas do campo, indígenas e quilombolas, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem e monitorar o processo de alfabetização. Segundo o MPTO, desde de 2020 o programa já atendeu 123 municípios em mais de 700 escolas, atuando com cerca de 12 mil profissionais de educação.
Elaine Aires Nunes, coordenadora do EducaTO e servidora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), ressaltou que a participação do MPTO foi fundamental para alcançar esses resultados. “A atuação do MPTO é ampla e ocorre não somente como fiscal da lei, mas também de forma resolutiva e preventiva, auxiliando na construção de políticas públicas educacionais,” explicou Nunes.
O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação Caopije do MPTO, Sidney Fiore Júnior, ressaltou que os números são inéditos até mesmo considerando o período pré-pandemia: “é possível perceber que o crescimento não ocorreu apenas em relação ao resultado de 2021, impactado pela situação da pandemia. O índice aumentou também em relação à normalidade, pois em 2019, antes da pandemia, o número de crianças alfabetizadas era de 38%. Conseguimos alcançar um número inédito”.