Travessia de balsa no Rio Tocantins, entre Aguiarnópolis e Estreito, volta a ser gratuita
09 outubro 2025 às 16h12

COMPARTILHAR
Após a queda da ponte Juscelino Kubitschek, que ligava o estado do Tocantins com o Maranhão, entre Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), muitas famílias seguem enfrentando dificuldades para atravessar o rio Tocantins. A travessia, que passou a ser feita por balsas, tem gerado custos e reclamações da população.
O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$300 mil para garantir que a travessia seja realizada de forma gratuita. A emenda parlamentar foi paga nesta quinta-feira, 9, pelo Governo do Estado à Prefeitura de Aguiarnópolis. Ele também destacou a parceria com o governador em exercício, Laurez Moreira, dizendo que estão trabalhando para “minimizar os prejuízos e os transtornos para a população, que já sofreu muito pela tragédia”.
O desabamento da ponte JK ocorreu no dia 22 de dezembro de 2024 e desde então várias maneiras alternativas de travessia surgiram. Em fevereiro, o que restou da ponte foi implodido e uma nova estrutura vem sendo construída na BR-226. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a nova ponte deve ficar pronta em dezembro e receberá um sistema de monitoramento de deformações e vibrações.
Leia mais:
Travessia entre Aguiarnópolis e Estreito continua gratuita por meio de balsas, diz Dnit
