Donald Trump (Republicano) foi eleito presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 6 de novembro, após garantir o número necessário de delegados para um novo mandato. A projeção foi divulgada às 7h30 pela Associated Press, uma das fontes mais confiáveis para a apuração dos votos nas eleições americanas.

Com a vitória em estados cruciais como Wisconsin, Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia, Trump ultrapassou os 270 delegados necessários, um número que tornou a candidata democrata, Kamala Harris, inalcançável. Apesar de a contagem de votos continuar, o resultado já foi determinado.

Em um discurso de vitória na Flórida, Trump ressaltou questões como imigração ilegal e reafirmou seu compromisso com as promessas de campanha. O presidente eleito, que retornará à Casa Branca após perder a eleição para Joe Biden em 2020, se torna o primeiro presidente americano a ser reeleito após um mandato interrompido desde Grover Cleveland no século XIX.

Trump assumirá o cargo em 20 de janeiro de 2025, com maioria republicana tanto na Câmara quanto no Senado nos dois primeiros anos de seu governo.