A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) oficializaram, nesta sexta-feira, 13, a intenção e a viabilidade orçamentária para aderir ao Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato). 

Com a adesão, as duas instituições passarão a utilizar as notas obtidas pelos participantes do exame como critério de seleção para seus cursos de graduação a partir de 2025. Com isso, os cerca de 3,9 mil inscritos na primeira edição do Exato, que ocorre neste domingo, 15, terão uma motivação adicional: a possibilidade de ingressar não apenas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), mas também nas três instituições públicas federais de ensino superior do estado. Na UFT, a nota do Exato será utilizada já no primeiro semestre de 2025, para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Vestibular 2025/1.

As discussões com outras instituições começaram em outubro, após a equipe técnica da Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese) realizar apresentações sobre o Exato. “Desde o início da formatação da proposta, temos trabalhado nas articulações para ampliar a abrangência do exame. Estamos muito felizes em anunciar essas primeiras confirmações e continuaremos trabalhando para que o Exato atinja todos os seus objetivos”, declarou o pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, responsável pelo projeto.

O Exato, iniciativa da UFT, busca ampliar o acesso ao ensino superior no Tocantins, reduzir a evasão e a ociosidade de vagas, além de contribuir para melhorias na educação, acompanhando a evolução dos estudantes e realizando diagnósticos sobre a Educação Básica e o perfil dos ingressantes no Ensino Superior. Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exato não é um processo seletivo, mas sim uma prova de habilitação, cujas notas poderão ser utilizadas pelos participantes em diversos certames. Os interessados terão a oportunidade de participar de edições subsequentes para tentar aprimorar seu desempenho.

Para o pró-reitor de Graduação da UFNT, Braz Batista Vas, a instituição pretende utilizar as notas do Exato para o ingresso de alunos a partir do segundo semestre letivo de 2025, em parte das vagas de todos os seus 17 cursos de graduação presenciais. A proporção de vagas entre o Exato, o Sisu e outras formas de ingresso será definida nos Conselhos Superiores da UFNT. “Vivemos um contexto nacional de desafios no preenchimento de vagas no ensino superior e na execução de processos seletivos. Por isso, a proposta do Exato nos atraiu, pois é um exame que habilita o aluno, assim como o Enem, para participar de diferentes seleções”, afirmou Vas, destacando que a parceria fortalece as instituições federais de ensino superior do estado.