Com foco na formação acadêmica e no desenvolvimento de análises críticas sobre a relação entre mídia, cultura e sociedade, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) abrirá nova turma de mestrado no primeiro semestre de 2026.

Serão ofertadas 17 vagas, distribuídas entre as linhas de pesquisa Jornalismo, Mídias e Cultura e Poder e Identidade. Quatro dessas vagas são reservadas para o sistema de cotas (uma para estudantes negros, uma para quilombolas, uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência), além de uma destinada a servidores técnico-administrativos da própria UFT.

As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e podem ser feitas até 1º de setembro de 2025, exclusivamente pelo e-mail [email protected]. A taxa é de R$ 100, e todas as etapas ocorrerão de forma remota. No ato da inscrição, o candidato deve enviar ficha preenchida, documentação exigida no edital e um pré-projeto de pesquisa compatível com as linhas do programa.

Quem pretende solicitar isenção da taxa deve encaminhar a solicitação de 1º a 17 de agosto, com declaração de próprio punho e documentos que comprovem os critérios previstos no edital. O resultado das solicitações será divulgado a partir de 18 de agosto.

O resultado final da seleção está previsto para 7 de novembro de 2025. O edital completo, com ficha de inscrição e cronograma, está disponível no site da UFT.