UFT realiza primeira edição do Exato neste domingo com cerca de 3,9 mil candidatos
13 dezembro 2024 às 12h10
COMPARTILHAR
Cerca de 3,9 mil candidatos farão neste domingo, 15, a primeira edição do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato). O exame, novidade na Universidade Federal do Tocantins (UFT), será utilizado para selecionar estudantes para vagas remanescentes do Vestibular e do Sisu no primeiro semestre de 2025. As provas serão aplicadas em cinco câmpus da UFT — Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional — e também no câmpus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em Palmas.
Ana Clara Pacini, de 20 anos, candidata ao Exato 2024, está confiante e entusiasmada com a possibilidade de ingressar no curso de Direito na UFT. Ela já cursa uma graduação, mas viu no novo exame uma oportunidade para seguir em busca do sonho de cursar Direito. “Sempre quis cursar Direito e vejo isso como um caminho que pode abrir muitas portas na minha vida”, destacou.
Para se preparar, Ana Clara contou com o auxílio de apostilas e vídeo-aulas. Apesar de se sentir à vontade nas matérias de humanas, a candidata admite que sua maior dificuldade está na área de exatas. “Confesso um pavor na área de exatas, mas acredito que me preparei bem”, disse. Entre os pontos fortes, ela cita história e geografia, especialmente pelo enfoque no Tocantins incluído no exame. “Achei excelente essa inclusão, fiquei muito feliz porque teremos questões voltadas para a história e geografia do nosso estado.”
Ana Clara vê os temas propostos para a redação como extremamente relevantes e acredita que abordá-los é uma oportunidade de contribuir para debates significativos. “Acredito que os temas escolhidos são de grande importância para serem debatidos, especialmente o do meio ambiente, considerando as mudanças climáticas que vêm impactando diretamente nossas vidas.”
Com experiência em outros processos seletivos, como o Enem e o vestibular tradicional da UFT, Ana Clara desenvolveu estratégias para lidar com o nervosismo, como se arrumar com calma, fazer coisas que gosta no dia anterior e levar alimentos para a prova. “Já criei hábitos que me ajudam a lidar com o nervosismo. Isso me deixa mais tranquila e confiante para o exame.”
Ao falar sobre a importância de cursar uma universidade pública, Ana Clara enfatiza o peso que uma instituição federal traz ao currículo e a valorização do ensino público. “Sempre soube da importância de cursar o nível superior e valorizo muito o ensino público e acessível. Além disso, uma universidade federal proporciona uma qualidade de ensino reconhecida.”
Para os demais candidatos, ela deixa uma mensagem de incentivo: “Sempre haverá oportunidades, nunca é tarde para tentar novamente.” Com a confiança de quem se preparou e acredita em seu potencial, Ana Clara encerra dizendo: “Estou tranquila, me preparei e confio no meu potencial.”
A prova conterá 72 questões de múltipla escolha sobre conteúdos do Ensino Médio e uma redação, e será dividida em dois turnos: pela manhã, com duração de quatro horas, serão realizadas as avaliações de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Matemática e suas Tecnologias” e redação. No período da tarde, com duração de três horas, os candidatos farão as provas de “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. Os temas da redação serão escolhidos entre os macrotemas: Meio Ambiente: sustentabilidade, clima e modos de produção; Tecnologia e inovação na sociedade contemporânea; Diversidade cultural e território; ou Povos originários e comunidades tradicionais.
Os candidatos devem consultar seus locais de prova antecipadamente, conforme lista divulgada pela Comissão Permanente de Seleção (Copese). Os portões serão fechados pontualmente às 8h no turno matutino e às 14h30 no vespertino, sendo recomendada a chegada com uma hora de antecedência para os procedimentos de identificação.
A apresentação de um documento de identidade oficial com foto é obrigatória para todos os candidatos. Não serão aceitos documentos digitais ou cópias, mesmo que autenticadas. Em caso de perda do documento, é possível utilizar um boletim de ocorrência (B.O.), desde que emitido há menos de 60 dias e acompanhado do original impresso e de uma cópia. O uso de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, é obrigatório, enquanto lápis, lapiseiras e materiais não transparentes estão proibidos.
Os participantes podem levar lanches, desde que estejam embalados em recipientes transparentes e sem rótulos, incluindo alimentos industrializados, que devem ser transferidos para potes ou sacos transparentes. Além disso, os candidatos não poderão deixar os locais de prova antes de transcorridos 90 minutos do início de cada turno, em respeito ao período de sigilo.