O corpo da vereadora Elisane Rodrigues dos Santos (PT), de 49 anos, foi localizado na manhã desta terça-feira, 17, em uma estrada vicinal da localidade de Rincão dos Machado, na zona rural de Formigueiro (RS). Segundo a Polícia, a parlamentar foi assassinada com pelo menos dez golpes de faca, principalmente na região do pescoço.

A vítima foi encontrada por agricultores, caída ao lado da própria caminhonete, uma Fiat Strada branca. Os moradores acionaram a Brigada Militar, que confirmou o óbito no local. A Polícia Civil investiga o caso e ainda não aponta suspeitos.

Elisane havia participado de uma sessão legislativa na noite anterior, o que indica que o crime pode ter ocorrido entre a noite de segunda-feira, 16 e o início da manhã desta terça. De acordo com a ocorrência, nenhum objeto pessoal foi levado: celular, carteira, dinheiro e cartões continuavam dentro do veículo.

Peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Santa Maria estiveram no local para realizar exames no corpo e no automóvel da vereadora.

Elisane era a única mulher no atual legislativo municipal de Formigueiro e exercia seu primeiro mandato. Além da atividade parlamentar, era técnica em enfermagem e auxiliar de análises clínicas no hospital da cidade. Tinha forte atuação nas áreas da saúde, assistência social e na defesa de comunidades quilombolas.

O assassinato gerou forte repercussão no município. A Câmara de Vereadores decretou luto oficial de três dias e suspendeu a próxima sessão ordinária. O diretório estadual do PT e movimentos sociais também emitiram notas de pesar, cobrando agilidade na apuração dos fatos.

Em março deste ano, Elisane foi homenageada com o prêmio Mulheres de Luta 2025, concedido pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), em reconhecimento à sua atuação política e social em Formigueiro.