A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) iniciou nesta segunda-feira, 20, a 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Câmpus Palmas. Durante a abertura, o governador Laurez Moreira destacou a construção do novo Câmpus de Augustinópolis, além de apresentar detalhes do Parque Tecnológico do Tocantins, projeto do Governo do Tocantins com investimento previsto de R$ 30 milhões.

O Câmpus de Augustinópolis será erguido em um terreno de 30 mil m², com estrutura moderna e acessível. “Até dezembro iremos lançar o edital da unidade de Augustinópolis. Acredito que cada região tem sua vocação e o nosso papel é descobrir e desenvolver essas potencialidades com ciência, tecnologia e modernização”, afirmou o governador.

O Parque Tecnológico do Tocantins será implantado na região norte de Palmas e já recebeu autorização da prefeitura para ocupação do espaço. Com projetos elétricos, hidráulicos e sanitários protocolados na Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), a expectativa é que a autorização para o início das obras seja assinada em breve. O polo tecnológico ocupará uma área de 424 mil m² e reunirá empresas voltadas para desenvolvimento de produtos e serviços em diferentes áreas.

A 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unitins é promovida em parceria com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). O evento segue até sexta-feira, 24, e integra a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano é “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou que o evento possibilita a apresentação de trabalhos e resultados de pesquisas acadêmicas. “Vejo este momento como um marco importante, não apenas para a Unitins, mas para todo o estado. Estamos apresentando a produção científica da nossa universidade e de outras instituições, dentro da temática da água e do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O presidente da Fapt, Elvio Quirino Pereira, acrescentou: “Vejo que o nosso papel é apoiar e fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação no Tocantins. O governador Laurez Moreira e toda a equipe têm dado total apoio a esse trabalho e os resultados já começam a aparecer”.

Programação

Durante cinco dias, o Câmpus Palmas receberá eventos acadêmicos e científicos, como o Encontro Estadual das Licenciaturas; o 1º Congresso de Direito, Processo e Tecnologia; o Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos; o 1º Fórum de Gestão dos Grupos de Pesquisa; e a 1ª Semana Acadêmica das Agrárias – Unitins/IntegraAGRO. Também serão realizadas ações como o Festival Culinário Chefs do Sabor, a Mostra de Projetos de Pesquisa, o Programa Unitins Recicla e a oficina Conhecendo o Selo ODS Educação.

O público poderá acompanhar ainda a Jornada de Iniciação Científica; o Colóquio Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão; o Circuito de Inovação; e a Jornada Acadêmica de Tecnologia. Exposições incluem o Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi, o Núcleo de Arqueologia do Tocantins, o projeto Memória Institucional, além das mostras Meninas e Mulheres Inovadoras e Natureza em Foco.