Usuários do transporte coletivo de Palmas relatam cobrança de tarifa no feriado da Consciência Negra
20 novembro 2024 às 11h17
COMPARTILHAR
Nesta quarta-feira, 20 de novembro, feriado da Consciência Negra, usuários do transporte coletivo em Palmas foram surpreendidos pela cobrança da tarifa, mesmo com a vigência de uma lei municipal, em vigor desde março de 2023, que garante gratuidade no transporte público aos sábados, domingos e feriados.
Além do feriado, alguns passageiros relataram que a cobrança também tem ocorrido irregularmente aos finais de semana em determinados ônibus, contrariando o benefício previsto pela legislação.
O Jornal Opção Tocantins teve acesso a uma mensagem interna, compartilhada em grupos de motoristas, onde o superintendente de transporte, Antônio Rogério, orienta os motoristas a cobrarem a tarifa no feriado. A justificativa apresentada na mensagem foi de “implicações de ordem técnica no SBE (Sistema de Bilhetagem Eletrônica)”.
Apesar do comunicado aos motoristas, não houve comunicação clara e extensiva à população sobre a alteração, o que gerou os transtornos relatados. Muitos passageiros saíram de casa sem o cartão de transporte, acreditando que a gratuidade seria mantida, como ocorre em outros feriados e acabaram perdendo a locomoção.
Cobramos da prefeitura de Palmas, esclarecimentos sobre o caso, mas ainda não tivemos retorno.