Vereadores visitam Estação de Tratamento de Esgoto do Taquari e cobram explicação sobre vazamento

25 janeiro 2024 às 08h50

COMPARTILHAR
Vereadores integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da BRK Ambiental, da Câmara de Palmas, visitaram nesta quarta-feira, 24, a Estação de Tratamento de Esgoto de Taquari, atualmente funcionando como Estação Elevatória, que bombeia esgoto dos bairros Taquari e Santa Bárbara para Estação de Tratamento do bairro Bertaville.
Os vereadores explicam que foram conhecer in loco as condições de funcionamento da unidade que recentemente foi condenada pela justiça por vazamento de resíduos sólidos, ocorrido em 2017 e por poluir o Córrego Taquaruçu. O relator da CPI vereador Nêgo do Palácio esclarece que todas as visitas que estão acontecendo e as que irão acontecer buscam entender as reclamações da comunidade, que segundo ele, tem contribuído com os trabalhos da comissão ao enviar flagrantes de casos de danos ambientais.
O presidente da CPI, vereador Josmundo Vila Nova (PODE), explica que essa foi a primeira visita de uma séria e que tem o objetivo de conhecer e compreender como funciona o sistema de coleta e tratamento de esgoto de Palmas. O vereador explica que na oportunidade os parlamentares questionaram os engenheiros da BRK porque em Palmas quando chove em vários pontos vaza esgoto a céu aberto.
Josmundo comenta que os engenheiros alegaram que os moradores jogam água no esgoto e que durante o período chuvoso o excesso de água acaba estourando alguns bueiros, mas garantiram os técnicos da empresa estão atentos monitorando esses locais e que mantém equipe de prontidão para que essa problemática não volte a acontecer.
Agenda de visitas
Josmundo anuncia que as visitas vão continuar, dentro da agenda de atividades da CPI. Vamos continuar as visitas. Estamos agenda para conhecer o sistema central da BRK, em Palmas para verificar os painéis de controle de todas as estações de tratamento e das estações elevatórias, responsáveis pelo monitoramento. “Queremos conhecer o sistema de tratamento de esgoto de Ribeirão Preto (SP), que tem a melhor prestação de serviço e o melhor tratamento de esgoto, tem inclusive uma estação dentro da cidade e não exala mau cheiro, queremos em breve poder fazer uma visita a esse município, até mesmo para a gente fazer um comparativo com o trabalho que é prestado em Palmas”, revela o parlamentar.