VÍDEO: Sem reagir, homem é agredido com chutes em abordagem policial em Guaraí; corporação afasta PMs
22 agosto 2024 às 11h19
COMPARTILHAR
Em imagens de câmera de videomonitoramento, um rapaz aparece – de short, camiseta, boné, bolsa tira colo e havaianas – aparentemente aguardando por algo em frente a um estabelecimento comercial, em uma avenida movimentada, na cidade de Guaraí, região central do Tocantins. No vídeo de um minuto, filmado na última segunda-feira, 19, às 17h50, após alguns segundos, uma viatura da Polícia Militar (PM) aparece e aborda, de forma violenta, o homem que estava fumando. Veja vídeo abaixo.
Três policiais, fardados e armados, desceram do carro. Um dos PMs o aborda e ele permanece onde estava, aparentemente respondendo ao que lhe foi questionado. Ele chega perto do PM que conversava com ele e, em seguida, os outros dois policiais se aproximam, pela frente e pela retaguarda do homem. O que chega pela frente o desfere um chute no abdômen e ele cai no chão.
O rapaz não reage e permanece caído. O mesmo policial continuou com as agressões, dessa vez o chutou e desferiu palavras que não são possíveis de ouvir no vídeo, apontando o dedo no rosto do homem. O PM, que estava atrás dele, o levanta e pega sua bolsa. O policial que o chutou, aparentemente, o mandou ir para a parede do estabelecimento, onde começa uma busca corporal. O policial que pegou sua bolsa o revista, enquanto ele permanece de costas com as mãos na cabeça. O vídeo acaba.
Dados
De acordo com o Anuário da Segurança Pública 2024, no ano passado, 41 pessoas morreram em intervenções de policiais militares em serviço, enquanto uma pessoa foi morta por PMs fora de serviço. Em 2022, esses números foram menores: 23 mortes ocorreram durante o exercício da função e oito pessoas foram mortas por policiais fora de serviço.
O que diz a corporação
Em nota, a PM informou que tomou conhecimento dos fatos por meio de vídeos divulgados em redes sociais. “Diante disso, a PM, por meio do comando do 7º Batalhão, sediado em Guaraí, responsável pela área, já está tomando as providências para averiguar o ocorrido”, diz o texto.
A corporação afirmou que os policiais militares envolvidos na abordagem foram identificados e afastados temporariamente do serviço operacional. Com base nas informações e imagens, a PM disse que um procedimento interno foi aberto pela corregedoria local, para apurar a conduta dos policiais militares envolvidos.
“Na oportunidade, a Polícia Militar do Tocantins reforça à sociedade seu compromisso com a lei, a ordem e a ética, destacando ainda que não coaduna com qualquer desvio de conduta, ilegalidade ou ação não compatível com seu Procedimento Operacional Padrão (POP)”, finaliza a nota.