Durante a abertura da 8ª edição do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), em Palmas, nesta quarta-feira, 29, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), reforçou cobranças ao Governo Federal em duas frentes: habitação popular e infraestrutura rodoviária. Ele solicitou apoio do ministro das Cidades, Jader Filho, para dar celeridade a projetos habitacionais, e reiterou a promessa do ministro dos Transportes, Renan Filho, de entregar até 27 de dezembro de 2025 a ponte que ligará os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

“O ministro dos Transportes garantiu que a ponte será inaugurada até o dia 27 de dezembro de 2025”, afirmou Wanderlei. O governador também declarou, durante o evento, que espera do ministro Jader Filho o mesmo empenho em relação às obras de moradia. “Aproveito para pedir o apoio do ministro das Cidades para ter a mesma celeridade com relação aos projetos de construção de casas populares”, pontuou.

O investimento na obra da ponte é de R$ 171 milhões. Enquanto a construção não é concluída, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mantém contrato de R$ 39,9 milhões com a empresa Amazônia Navegações LTDA, que realiza a travessia diária de balsas no local.

Evento

O evento segue até esta sexta-feira, 30, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, na Praça dos Girassóis, e conta com a presença dos ministros Jader Filho (Cidades) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), além dos governadores Gladson Cameli (Acre) e Clécio Luís (Amapá).

Criado em 1988, o Fórum se consolidou como espaço regional de articulação sobre temas como geração de empregos, financiamento habitacional e políticas de habitação social, especialmente após a “Carta de Belém”, em 2005. Esta edição reúne 11 painéis temáticos.

Leia mais:

Vice-presidente Geraldo Alckmin cancela vinda a Palmas para o Fórum da Construção Civil

TO, MA e União farão reuniões mensais para garantir entrega da nova ponte sobre o Rio Tocantins ainda neste ano