Justiça Eleitoral detalha funções e vantagens de atuar como mesário nas Eleições 2024
26 julho 2024 às 12h51
COMPARTILHAR
Com a proximidade das Eleições Municipais de 2024, marcadas para os dias 6 de outubro no primeiro turno, e 27 de outubro em caso de segundo turno, a atuação das mesárias e mesários é essencial para o processo eleitoral, e para o fortalecimento da democracia e cidadania, que além de garantir a transparência e legitimidade das eleições, esses colaboradores também ajudam os eleitores e contribuem para a eficiência do processo eleitoral.
As responsabilidades dos participantes da Justiça Eleitoral incluem desde a gestão do fluxo de pessoas na seção eleitoral, que começa com a chegada dos eleitores e a organização da fila, até a verificação dos documentos de identificação no caderno de votação. Os mesários também são encarregados de preencher um documento chamado ata da votação e da mesa receptora, onde devem ser registradas todas as ocorrências ao longo do dia da eleição.
Os mesários para as eleições municipais de 2024 começaram a ser designados a partir do dia 9 de julho. De acordo com o Calendário Eleitoral, os juízes têm até 7 de agosto para publicar os editais com os nomes e locais de atuação das pessoas que integrarão as mesas receptoras de votos e justificativas. Durante esse período, também serão divulgados os nomes dos colaboradores que auxiliarão na logística, incluindo nos testes de integridade das urnas eletrônicas.