A participação da juventude tocantinense aumentou significativamente desde as últimas eleições municipais realizadas em 2020, com um salto de 79% na quantidade de jovens que irão às urnas no pleito de 2024. Mais de 30 mil jovens, na faixa etária de 16 a 17 anos,  garantiram o direito de eleger um representante para a comunidade. Neste pleito, serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 139 municípios.

Nas eleições que acontecem no dia 6 de outubro deste ano, estão aptos a participar do pleito, 31.019 jovens, o que deixa o Tocantins na terceira posição dos estados com mais eleitores com essas idades, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Já em 2020 o eleitorado do Tocantins para essa mesma faixa etária era composto por 17.323 jovens. Em números, comparando os dois pleitos municipais o aumento do jovem com o título de eleitor é igual a 13.696.

O adolescente Gabriel Wieczorek de Faria, 16 anos, estudante do ensino médio, em Palmas, é engajado na área política, e em entrevista ao Jornal Opção Tocantins destacou que a participação ativa nas eleições é uma forma de desenvolver o senso crítico. Ele vai votar pela primeira vez, em outubro.

“Eu acho importante a inserção desde jovem à vida política porque acredito que, atualmente, as pessoas se perdem muito em informações falsas e ideais que não as representam, assim, participar ativamente da política do seu município, estado e nação, se feito com disposição, vontade e racionalidade, desenvolveria demais o seu senso crítico, sua visão de mundo e não menos importante, sua capacidade de ouvir o próximo, o que é extremamente valioso nos dias de hoje”, afirmou Gabriel Wieczorek.

Gabriel Wieczorek de Faria, 16 anos, estudante do ensino médio, em Palmas | Foto: Reprodução

Ao ser questionado sobre como o jovem pode se posicionar diante dos representantes na cobrança por políticas públicas, ele apontou a importância do voto consciente. 

“Por isso a importância do voto consciente. Devemos cobrar por melhorias na cidade dos representantes que elegemos, e esse caminho tem que ser feito pelo povo, afinal somos nós que colocamos eles no poder”, finalizou o estudante.

Equilíbrio de gênero

Os dados que foram extraídos pelo Jornal Opção Tocantins do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda apontam equilíbrio de gênero para os novos participantes das eleições. Neste pleito participam do ato democrático 15.561 jovens do sexo feminino, e 15.458 jovens do sexo masculino. 

Do eleitorado do estado, com 1.171.342 eleitores, os jovens de 16 a 17 anos representam 2,64% do poder de voto, de acordo com as estatísticas do TSE.

Voto facultativo

Mesmo que para essa faixa etária o voto seja facultativo, de acordo com a Constituição Federal no artigo 14, no Brasil o voto e o alistamento eleitoral são obrigatórios somente para aqueles que têm 18 anos completos. Mas quem tiver interesse, e completar 16 anos até o dia da realização do pleito eleitoral, garante o seu direito de votar.