Congresso Nacional realiza sessão solene para celebrar os 35 anos do Tocantins
24 setembro 2023 às 08h29
COMPARTILHAR
Começa nesta terça-feira, 26, a programação das comemorações dos 35 anos do Tocantins com uma exposição no Salão Negro no Congresso Nacional. Fotos irão ilustrar a trajetória de criação do estado e as conquistas nas áreas econômica, ambiental, turística e cultural. O evento contará com a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), secretários de estado, prefeitos, deputados e líderes políticos. A exposição estará aberta ao público até o dia 2 de outubro.
A data exata da criação do Estado é o dia 5 de outubro, mas o governador preparou um grande evento com uma programação que foi pensada cuidadosamente para criar um clima de festa. Tudo começou a ser pensado em março, mas foi anunciado oficialmente no último domingo, 17, no povoado do Mumbuca, no Jalapão.
Na oportunidade, Wanderlei lançou também o selo Tocantins 35 anos, que vai marcar todas as atividades até o final do ano. O selo tem traços que remetem à identidade do governo, com as cores amarela, azul e branca da bandeira do Estado.
No dia 2 de outubro, está marcada uma sessão solene no Congresso Nacional, a ser realizada no plenário da Câmara Federal, convocada especialmente para comemorar o aniversário do Estado, quando personalidades que fizeram parte da história do Tocantins serão homenageadas. A sessão solene foi proposta pelos senadores Eduardo Gomes (PL) e Professora Dorinha (UB) e o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos).
Ao destacar a importância da comemoração, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou que o Estado conquistou muito do que foi sonhado e está no caminho de grandes avanços. “É com imenso orgulho que observamos a jornada do nosso Estado, uma trajetória de desafios superados, realizações notáveis e um compromisso com melhores condições de vida para o cidadão tocantinense. Hoje, estamos construindo o presente e o futuro do Tocantins, convencidos de que o nosso progresso é baseado em uma história de lutas, que estamos honrando nessa gestão”, garantiu o governador.
Exposição
No dia 5 de outubro de 1988, o sonho secular do norte de Goiás se tornou realidade. O estado do Tocantins estava criado, a partir daquela data, marcando também a promulgação da nova Constituição Brasileira, batizada de Constituição Cidadã. A primeira eleição foi realizada em dezembro de 1988 e no dia 1º de janeiro de 1989 teve início a implantação do novo Estado. No dia 20 de maio de 1989, iniciou a construção da capital, Palmas.
Segundo os organizadores da exposição Tocantins 35 anos, a mostra evidenciará o que o Tocantins construiu em termos de estrutura política, econômica, ambiental, turística e cultural, o que revela que o Estado tem muito o que comemorar. Por meio de fotos e vídeos, serão expostos a beleza natural do Estado, a vasta biodiversidade e o cuidado com a proteção ambiental. O conceito coloca esses potenciais ao lado do agronegócio, da piscicultura e da mineração, demonstrando que o Governo do Tocantins acredita no desenvolvimento econômico sustentável.
Com a exposição e a sessão solene, o governo estadual leva a comemoração dessa data especial na história do Estado para o local onde parte da história foi escrita: o Congresso Nacional. A iniciativa será exposta para um público composto, principalmente, por autoridades políticas e formadores de opinião em espaços de comunicação de massa, como o mais jovem estado do país, que desponta no cenário nacional como o maior produtor de grãos da região norte do país.
Atrações musicais
Os cantores Anavitória, Maiara e Maraisa, Evoney Fernandes, Rick e Renner, Lauana Prado e Flaguim Moral estão entre as atrações musicais do show de comemoração que será realizada na Praça dos Girassóis, no dia 5 de outubro, ponto alto das festividades. O anúncio das atrações foi feito pelo próprio governador Wanderlei Barbosa, que convidou a população para festejar a data e participar da programação de aniversário.