O aumento significativo no número de visitantes à Região Turística Encantos do Jalapão, neste mês de julho, tem sido um marco para o local. A área tem se destacado como um dos principais destinos para ecoturismo, natureza e aventura, com suas dunas, fervedouros, cachoeiras e tradições culturais mantidas pelas comunidades tradicionais.

O empresário Leonardo Azevedo observa uma crescente demanda turística. “Interessante que está começando a ter maior demanda de turista estrangeiro”, revela, destacando a melhoria na viabilidade de acesso. “Isso facilita muito para o turismo e para quem atende a gente, como os fornecedores de restaurantes e hoteis. O controle de visitação nas dunas está muito legal também, porque a gente consegue ter um ordenamento melhor”, completa.

Atração durante o ano todo

Em 2023, o Parque Estadual do Jalapão registrou 53.966 visitantes, em comparação com 47.871 pessoas em 2022. Esse aumento indica uma expectativa de crescimento. “O Jalapão é nosso principal cartão postal, mas também a porta de entrada de turistas que acabam visitando outras regiões turísticas, como as Serras Gerais e as Serras e Lago, que inclui Palmas, a principal porta de entrada do Estado, por via aérea,” afirmou o secretário de Turismo Hercy Filho. 

A superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, Kleiryanne Aguiar, reforça que o Jalapão pode ser visitado em vários períodos do ano. “Hoje, temos apresentado o Jalapão nas feiras e campanhas como um destino que pode ser visitado ao longo do ano, não apenas em julho e feriados. É uma região que não sofre grandes mudanças climáticas, ao contrário, muitos preferem visitar no período das chuvas” explicou.

Região Turística Encantos do Jalapão

Entre os principais atrativos estão:

Ponte Alta – 187 km de Palmas

Pedra Furada, Cânion Sussuapara, Morro do Sereno

Mateiros – 341 km de Palmas

Cachoeira da Velha/ Prainha do Rio Novo, Dunas, Serra do Espírito Santo, Cachoeira do Formiga, Fervedouro do Ceiça, Fervedouro Buritizinho, Poço Azul

Comunidades Quilombolas – Mumbuca e Rio Novo

São Félix – 262,6 km de Palmas

Fervedouro Bela Vista, Fervedouro Veredas, Fervedouro Por Enquanto, Cachoeira das Araras, Serra da Catedral

Comunidade Quilombola – Povoado do Prata