Time de futsal feminino tocantinense se consagra vice-campeão Mundial Escolar de Futsal
16 outubro 2023 às 10h22
COMPARTILHAR
O time de futsal feminino do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, é vice-campeão do Campeonato Mundial Escolar de Futsal, após uma partida acirrada contra a França, no começo da tarde desta segunda-feira, 16. O jogo terminou em 6 X 2 para o time francês, que se tornou campeão da competição realizada em Belgrado, na Sérvia.
É a primeira vez que uma equipe escolar do Tocantins chega a uma final de um campeonato mundial. Fraudneis Fiomare Rosa, um dos coordenadores da equipe feminina, afirmou que todos estavam focados em ser campeões, mas ele tem convicção de que o grupo tocantinense é vencedor. “Estamos muito felizes pela campanha que fizemos. Ser vice-campeão, é ser a segunda melhor escola do mundo”.
O coordenador acrescentou que o grupo saiu do Tocantins, onde, segundo ele, infelizmente, não se encontra competição de alto nível. “Estamos há oito meses treinando, tivemos uma parceria com uma atleta de Paraíso para jogar a Copa do Brasil. Graças a isso conseguimos testá-la na prática este ano”.
“Temos que agradecer muito o investimento do Governo do Estado nos desportos escolares. Sabemos que esse resultado será um incentivo para o governo continuar investindo no esporte escolar, pois essas atletas deixam o legado para as próximas que virão. Nossa luta para ver o futebol feminino do Tocantins em grandes competições continua”, finalizou Fraudneis.
O grupo é treinado pela equipe 100 Limites, de Araguaína, que tem o objetivo de fortalecer o futebol feminino no Tocantins. O time tocantinense conquistou sua vaga no Campeonato Mundial Escolar de Futsal Feminino após se destacar no Campeonato Brasileiro Escolar, realizado em Palmas, em abril deste ano. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e contou com o apoio do Governo do Tocantins.
Além do Tocantins, a delegação brasileira incluiu times de futsal feminino dos estados de Goiás e Santa Catarina, bem como equipes de futsal masculino dos estados do Pará, Goiás e Rondônia. O campeonato vai além da competição esportiva, promovendo valores essenciais como o fair play, um estilo de vida saudável e o respeito mútuo entre os atletas.