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Divisa TO-MA
Com três vítimas desaparecidas, Marinha pode encerrar buscas após desabamento da ponte JK nesta terça-feira

Áreas ao redor da ponte passaram por minuciosa varredura, resultando na localização de 14 corpos

Infraestrutura
No Tocantins, 12 pontes de responsabilidade do governo federal estão em más condições

Dessas, duas estão classificadas como “críticas” e dez como “ruins”

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão escancara descaso de governos com a região Norte e Nordeste

A tragédia ocorrida na Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, que liga os estados Tocantins e Maranhão, inaugurada ainda durante o governo de JK, há mais de seis décadas, representa mais um capítulo em uma história de descaso e negligência com o Norte e Nordeste do Brasil. O colapso da estrutura, que resultou na morte confirmada de uma pessoa e no desaparecimento de pelo menos 16 outras, evidencia uma tragédia evitável e, pior, anunciada há décadas.

O desabamento da ponte na véspera das festas de Natal e Ano Novo torna essa tragédia ainda mais dolorosa. As vítimas e desaparecidos não eram apenas números, mas pais, mães, filhos e amigos que tinham lares para voltar, mesas para compartilhar e famílias que os aguardavam para celebrar mais um ano. Em uma época em que muitos se reencontram após anos de distância, essa tragédia transforma o que deveria ser um momento de união e alegria em um cenário de perda, incerteza e dor.

Submersos nas águas do Rio Tocantins, além de vidas, estão veículos carregados de substâncias perigosas, como ácido sulfúrico e agrotóxicos, que colocam em risco a saúde e a subsistência de pelo menos 1 milhão de pessoas dos dois estados. Os efeitos dessa contaminação já são sentidos: o abastecimento de água foi suspenso em diversas cidades, e o consumo do rio foi desaconselhado pelos estados.

A precariedade da infraestrutura não deveria ser uma surpresa; especialistas e usuários apontavam, há anos, a necessidade de reparos na ponte, uma obra essencial e abandonada pelo poder público federal. Conforme a população do Bico do Papagaio, o único reparo que a ponte teve ocorreu no segundo mandato do presidente Lula. A população reafirmou que não há histórico de manutenções antes ou depois desse período.

Além do impacto regional, a tragédia ecoa um cenário nacional de desigualdade: quando desastres semelhantes ocorrem no Sul e Sudeste, a mobilização política, os recursos e a cobertura midiática são imediatos e abrangentes. Entretanto, os problemas enfrentados pelo Tocantins e Maranhão parecem relegados ao esquecimento. A resposta tardia destaca o que moradores do Norte e Nordeste já sabem há anos: suas vidas têm menos peso no tabuleiro político do Brasil.

Agora, além das buscas pelos desaparecidos e da remoção dos escombros e veículos submersos, é imperativo que a reconstrução da ponte venha acompanhada de garantias concretas de segurança, manutenção e monitoramento. Mais do que nunca, a população exige que essa tragédia sirva de marco para uma nova postura em relação à infraestrutura nas regiões Norte e Nordeste — uma dívida histórica que o país não pode mais ignorar.

Acidente
Presidente Lula manifesta solidariedade e mobiliza governo federal após queda de ponte entre Tocantins e Maranhão

Por meio de suas redes sociais, Lula informou que o ministro dos Transportes, Renan Filho, está no local da tragédia junto aos governadores do TO e MA

Tragédia
Empresa de balsas adota medidas emergenciais para minimizar impactos do desabamento da ponte Estreito-Aguiarnópolis

De acordo com o Grupo Pipes, soluções como a abertura de novos portos e transporte de balsas adicionais, não podem ser implementadas imediatamente

Alerta
Governo recomenda que população da região do Bico do Papagaio evite água do Rio Tocantins

Semarh orienta os moradores das áreas afetadas a evitarem qualquer contato direto com a água do rio no trecho atingido

Acidente
PM e PRF sugerem rotas alternativas devido a rompimento de ponte que ligava Tocantins e Maranhão

Desabamento da ponte Juscelino Kubitschek interrompe tráfego entre estados