Resultados do marcador: Desmatamento

Dados do Inpe e da Semarh indicam levantamento entre 2024 e 2025

Paranã lidera os alertas de desmatamento no estado, segundo dados do Inpe

Os dados são resultado de uma parceria do BNDES com a plataforma MapBiomas

Fragmentada e vulnerável, a Mata Atlântica precisa mais de ações do que de promessas

Estado assina pacto para desmatamento ilegal zero; dados mostram redução significativa

Prática de desmate químico dribla satélites e preocupa autoridades; pecuaristas e grandes empresas são citados em casos recentes

Tocantins liderou esse processo com mais de 39 milhões de toneladas emitidas

O Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, registrou um aumento de 10,6% na área sob alerta de desmatamento entre agosto de 2023 e julho de 2024. Os estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) foram responsáveis por 75% das áreas em alerta. Dentre esses, apenas a Bahia conseguiu reduzir o desmatamento, com uma queda de 52,4%. No entanto, os outros três estados registraram aumentos consideráveis: 31% no Maranhão, 14,7% no Piauí e um preocupante 58,6% no Tocantins.
O Tocantins, em particular, destacou-se negativamente, sendo o estado com o maior aumento percentual de desmatamento entre os quatro. Esse crescimento ocorre apesar das medidas implementadas pelo novo Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento no Cerrado (PPCerrado), lançado em novembro de 2023. Embora o plano tenha começado a mostrar resultados em outros locais, como a redução de 24,8% nos alertas nos últimos quatro meses no bioma como um todo, a situação no Tocantins permanece crítica.
O desmatamento crescente no estado é motivo de preocupação, especialmente em comparação com a redução significativa observada em outras áreas, como as Unidades de Conservação da Amazônia, onde a queda foi de 67% no mesmo período.

Dados mostram que a diminuição foi registrada tanto nos números anuais quanto em relação ao trimestre passado; Ações integradas de combate ao desmatamento são destaque para o resultado

Para traçar estratégias, situação reuniu órgãos como a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Ministério Público do Tocantins (MPTO), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA)