Ocorreu nesta segunda, 2, o segundo debate dos candidatos à Prefeitura de Palmas. O começo do programa foi marcado pela ausência da candidata do Partido Liberal, Janad Valcari, que desta vez não emitiu nenhuma nota sobre seu não comparecimento. O primeiro bloco teve como foco o embate sobre transporte público. Segundo bloco debateu-se sobre o Hospital Universitário e o empreendedorismo. No terceiro bloco houve críticas à candidata ausente, no quarto discutiu-se sobre os vices e no quinto e último bloco foram feitas as considerações finais. 

Primeiro bloco é marcado por ausência de Janad e embate entre Eduardo e Geo sobre o transporte público

Debate sobre políticas públicas para mulheres acabou virando uma discussão sobre transporte coletivo | Foto: Youtube

O primeiro tema sorteado para o primeiro bloco foi “políticas públicas para mulheres”, mas acabou encerrando num embate entre Eduardo Siqueira Campos (Pode) e Júnior Geo (PSDB) sobre o transporte público na capital. Quem abriu o debate foi o deputado Júnior Geo fazendo perguntas para Eduardo Siqueira. Ele perguntou quais as propostas dele para mulheres em vulnerabilidade. Eduardo fala que existem mulheres que não trabalham por causa dos filhos e que vai implantar novas creches e investir em transporte público, criticando o modelo da atual gestão, ao passo que Geo questionou Eduardo sobre quais emendas ele destinou para esses recursos no tempo que em sua época como parlamentar, mas já não era a vez dele responder. 

No momento seguinte, Lúcia Viana perguntou para Geo, sobre as propostas dele para a população LGBT. Ele respondeu que fará uma política conjunta e exaltou sua experiência como professor, para incluir todas as pessoas. Geo finalizou alfinetando a candidata Janad, afirmando que ela seria “a candidata do preconceito, da censura”. 

Quando foi o momento de Eduardo perguntar para Geo, sobre “políticas públicas para mulheres”, o candidato relembrou a ausência da candidata liberal e disse que um dos seus projetos vai ser mudar o modelo do transporte coletivo, que está mais caro e ineficiente que quando era administrado por empresa privada. Geo pegou o gancho e também criticou Janad, afirmando que ela não teria propostas e por isso não compareceu ao debate, depois falou que a frota de ônibus aumentou na gestão Cinthia Ribeiro (PSDB), inclusive fornecendo transporte gratuito aos fins de semana, ao que Siqueira rebateu dizendo que o valor que a prefeitura está gastando seria possível ter gratuidade todos os dias e relembrou  o transporte público em sua gestão. Geo então disse que na época dele não tinha sequer ônibus climatizado. 

Segundo bloco: Hospital Universitário e declaração de bens

Se no primeiro bloco a discussão passou do tema sobre mulheres para transporte público, o segundo foi marcado pela declaração de bens dos candidatos. O bloco que era de tema livre foi iniciado por Eduardo Siqueira Campos, que chamou Júnior Geo para responder. Siqueira falou sobre a localização do futuro Hospital Universitário de Palmas. O hospital deve ser construído em uma área doada pelo Governo do Tocantins, na quadra 1.301 Sul. Siqueira então sugeriu que o local fosse mudado, e também criticou a gestão municipal na área da saúde. Geo defendeu a gestão e citou diversos projetos na área da saúde que foram inaugurados por Cinthia Ribeiro e finalizou dizendo que a construção do Hospital Universitário vai desafogar o Hospital Geral de Palmas (HGP). 

Terreno doado para a construção do hospital municipal fica localizado na Quadra ACSU SO 130 (1.301 Sul) – Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Eduardo voltou a bater na tecla que o hospital deveria mudar de localidade, antes de começarem as construções. Disse que será o prefeito da saúde e citou que faltam remédios nos postinhos. Geo finalizou essa parte falando sobre a construção de unidades de saúde no município e perguntou quais as emendas que Eduardo destinou para a saúde quando era deputado estadual. Eduardo fez menção de responder, até falou alguma coisa, mas já não era sua vez de falar. 

Lúcia Viana questionou Eduardo Siqueira Campos sobre sua declaração de bens | Foto: Youtube

O grande momento desse bloco foi na vez em que Lúcia Viana perguntou ao candidato Eduardo Siqueira Campos sobre sua declaração de bens, que como um homem que diz ter trabalhado durante 30 anos não possuía um patrimônio maior. Vale lembrar que Eduardo declarou à justiça que possui um patrimônio de pouco mais de R$461 mil. Siqueira diz que seu patrimônio está todo declarado, mas desatualizado por questões burocráticas da Justiça Eleitoral. No fim, reafirmou não ter nenhum bem oculto e que se fossem atualizados seus imóveis chegariam a mais de R$2 milhões. 

Terceiro bloco: debate sobre esporte acaba virando palanque para atacar Janad

Candidata do PL não compareceu ao debate e foi alvo de críticas de seus oponentes | Foto: Youtube

No terceiro bloco o tema sorteado foi “esporte”, com o candidato Júnior Geo perguntando para Eduardo. Geo, no entanto, usa maior parte do tempo para fazer críticas à Janad, questionando sobre o fato da mãe dela continuar morando em casa popular, enquanto ela é milionária. Também fala de sua relação com o “marido ou ex-marido”, que nunca apareceu em sua campanha, mas que foi homenageado no dia dos namorados. Nos 10 segundos finais ele pergunta: “qual sua proposta para o esporte?”. 

Eduardo aproveita a toada e também questiona sobre Janad e suas empresas, seu envolvimento com a banda Barões da Pisadinha e depois diz que reabrirá o Ginásio Ayrton Senna e o Estádio Nilton Santos, também fala sobre usar o Lago de Palmas para esportes aquáticos, investimento em ONGs e voluntários, para inserir as crianças no esporte. 

Quando chegou a vez de Lúcia Viana falar do tema, usou parte do tempo para criticar a candidata do PL, dizendo que “ela deve pensar que já ganhou a eleição”. Lúcia também afirmou que pesquisa eleitoral não ganha eleição. Um de seus projetos para o esporte, seria levá-lo para as periferias da capital. 

Geo aproveitou os segundos finais do bloco para dizer “candidata que não senta na cadeira do debate não merece sentar na cadeira da prefeitura”. O fim do bloco é encerrado por Lúcia que reafirma que Geo deverá seguir as propostas que já estão postas na gestão atual e que não contemplam as periferias. 

Quarto bloco: os vices e o Igeprev

Geo inicia o quarto bloco de tema livre, ele começa falando sobre sua vice Ivanete Lima, então dá espaço para Lúcia Viana falar de seu. Lúcia fala sobre a composição da federação PSOL-REDE e de que a escolha do nome prezou por uma pessoa que fosse trabalhadora. 

Pedro Cardoso, Eduardo Velozo e Ivanete LIma

Ela ressalta que o seu vice, Silvio Sousa (PSOL) é uma pessoa de bem e que tem grande influência no partido. Nas duas oportunidades em que é instada a falar sobre seu vice, Lúcia não cita o nome dele. Pode ser que seja um tipo de oratória ou um simples esquecimento, mas no geral, causou algum desconforto não ouvir o nome dele.

Geo também aproveitou para repassar toda a biografia de sua vice e exaltar suas qualidades. Também reforçou que sua vice não era nem sobrinho nem filho de nenhum político importante.

Quando chega a vez de Lúcia perguntar, ela acaba citando os escândalos do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev) e que o mesmo juiz que o absolveu era agora investigado por venda de sentenças judiciais. Eduardo rebate e diz que não foi apenas ele que o absolveu, mas também a segunda instância, ao que Lúcia responde, em sua fala seguinte, que eles também estavam sendo investigados. 

Quinto bloco: Habitação e considerações finais 

O último bloco foi precedido das propagandas eleitorais partidárias. Logo depois, com a volta do debate, foi feito um bloco com o tema “habitação”. Eduardo é o primeiro a falar e chama Geo para debater com ele. O candidato expõe que fez em sua gestão 3 mil casas populares, antes mesmo de ser criado o programa Minha Casa Minha Vida. Que o projeto habitacional dele foi o primeiro no estado. Geo disse que a gestão Cinthia Ribeiro também construiu e entregou 6 mil casas populares e que ele vai dar continuidade. 

Segundo debate dos candidatos á prefeitura foi marcado por críticas á Janad e alfinetas entre eles | Foto: Youtube

Eduardo diz que irá voltar com casas com quintal e creches. Geo diz que o modelo de creches é ultrapassado e que hoje, já está implantado na cidade os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Reforçou dizendo que Palmas não pode voltar ao passado.

Lúcia Viana afirma que irá construir projetos habitacionais no centro da cidade, para trazer os mais pobres para os espaços públicos. Não pormenoriza como isso será feito, mas insiste durante duas oportunidades de fala que vai fazer projetos habitacionais no centro da cidade. 

No fim do bloco, os candidatos têm um minuto para considerações finais. Eduardo afirma que seu tempo de TV é pouco, mas que compensará isso conversando pessoalmente com o povo. Fala em revitalizar Cesamar, que ele mesmo deu o nome ao parque e que sabe como administrar a cidade. 

Lúcia Viana diz ser a melhor candidata e que fará um governo popular e pede para o eleitor não votar em pesquisas. A fala final de Júnior Geo parece ter sido a mais bem preparada, ao longo do debate ele reprisa as frases que repete em seu último momento de que “não podemos voltar ao passado nem dar um salto no escuro”, referindo-se à Eduardo e a Janad.