Dois pastores e um vereador: saiba quem são os candidatos a vice em Palmas
14 agosto 2024 às 09h54
COMPARTILHAR
Nesta segunda, 12, o deputado estadual e pré-candidato, Júnior Geo (PSDB) revelou o nome de sua vice para concorrer à prefeitura de Palmas, com isso, os nomes de todos os postulantes ao executivo municipal e seus respectivos vices estão definidos. Temos como os principais nomes da disputa: o vereador Pedro Cardoso (Repu), vice de Janad Valcari (PL); pastor Carlos Velozo (Agir), vice de Eduardo Siqueira Campos (Pode); e pastora Ivanete Lima (PSDB) vice de Geo.
O vereador Pedro Cardoso foi eleito em 2020, sendo o mais jovem vereador de Palmas, com apenas 24 anos na época. Ele é filho do deputado estadual Cleiton Cardoso (Repu), que cumpre hoje o seu segundo mandato no legislativo estadual e já foi vereador por Palmas em 2012. Pedro Cardoso trabalhou ativamente nas campanhas de seu pai, até que decidiu concorrer à vereança pelo União Brasil. Com a abertura da janela partidária, a convite do governador Wanderlei Barbosa (Repu), decidiu migrar para o Republicanos.
No final de 2023, Cleiton Cardoso ainda cogitava submeter seu nome para concorrer à própria prefeitura, isso porque em Palmas, na eleição de 2022 ele obteve só na capital, 4.241 votos. Mas o projeto não foi para frente.
Pedro Cardoso tem formação em medicina veterinária, é natural de Porto Nacional e iniciou sua vida política mais intensamente em 2018, quando foi coordenador de campanha da eleição de seu pai para deputado estadual. Nas eleições municipais de 2020 obteve 2.925 votos. Ele também foi um dos criadores do “Greve x Boleto”, evento universitário que promove disputa entre atléticas de universidades públicas e privadas.
O pastor Carlos Eduardo Velozo (Agir) vem da base do ex-deputado estadual, Pastor Amarildo, atual presidente da Assembleia de Deus Ministério Madureira (ADMD). Assim que Eduardo Siqueira Campos lançou sua candidatura, o nome do pastor Amarildo já foi especulado como um possível candidato a vice. Quem também estava cotado para a vaga, caso Eduardo Siqueira Campos aceitasse acordo com Amastha (PSB,) era o hoje pré-candidato à reeleição de vereador, Júnior Brasão (PSB). Nenhum desses candidatos, no entanto, vingou. No fim, o nome de Velozo foi anunciado.
Velozo é natural de Goiânia (GO) e trabalhou como bancário. Veio para Palmas para trabalhar no setor de aviação. Após sua conversão, casou e começou a “pastorear”. É pastor da Assembleia de Deus Ministério Madureira há 16 anos, formado em pedagogia e teologia. Foi indicado pelo Pastor Amarildo como vice, virou presidente metropolitano do Agir em Palmas, logo após a saída de Mauro Carlesse.
Em seu discurso durante a convenção, Velozo destacou os projetos da época áurea dos Siqueiras, como por exemplo, o Pioneiros Mirins e disse que a campanha deveria andar pelas ruas de Palmas.
Já a pastora Ivanete Lima (PSDB), candidata de última hora de Júnior Geo, foi chamada como um último recurso, depois da negativa de outros nomes, considerados “empreendedores”. Ivanete é natural de Dois Irmãos e veio para Palmas em 1995. Formou-se em assistência social pela Unitins e trabalhou por 19 anos no Hospital Geral de Palmas. Apesar de se destacar como líder comunitária e ser, razoavelmente conhecida, sobretudo, na região dos Aurenys e na Assembleia de Deus, onde é pastora, não tem uma projeção muito grande fora de seu reduto. Uma faca de dois gumes: de um lado ela não tem rejeição, do outro, o desconhecimento pode não ser ultrapassado, caso não se faça uma campanha mais forte para fazê-la ser conhecida.
Nas redes
Apesar de ser um bom indicador de popularidade, as redes sociais não garantem eleição, Carlos Amastha que o diga. Apesar de seus 41 mil seguidores no Instagram, não conseguiu viabilizar sua candidatura. Os números também podem dar uma falsa impressão de convergência. Caso, por exemplo, de Geo, que tem 57 mil, mas tanto por sua atividade parlamentar, a nível estadual, quanto por ser professor de cursinhos pré-vestibular, pode não corresponder com os números de Palmas. O mesmo ocorre com Janad Valcari com 63 mil seguidores, que, além de conhecida no estado por ser deputada, também é seguida, nacionalmente, por algumas pessoas que a conhecem por meio da banda Barões da Pisadinha.
Isso posto, vamos aos números dos vices: Pedro Cardoso possui 19 mil seguidores no Instagram, o pastor Carlos Eduardo Velozo tem 5.600 e a pastora Ivanete Lima 3.489. Novamente, é possível ressaltar que as atividades não políticas dos pré-candidatos interferem nesses números. Entretanto, ao contrário dos cabeças de chapa, por terem uma abrangência mais local, o engajamento dos seguidores dos vices tende a ser maior e mais relevante.