Wanderlei Barbosa declara apoio a Eduardo Fortes em Gurupi
27 março 2024 às 15h00
COMPARTILHAR
Um post na rede social do Deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) na noite de terça-feira, 26, chamou a atenção. Ele comunicou aos seus seguidores e potenciais eleitores que acabava de receber a chancela e apoio do governador Wanderlei Barbosa (REPU) para se candidatar a Prefeitura de Gurupi no próximo pleito. O texto, acompanhado de foto na rede, foi assim descrito:
Em visita ao Palácio Araguaia, recebi oficialmente o apoio do governador @wanderlei__barbosa para a minha pré-candidatura a prefeitura de Gurupi, um gesto que reforça o nosso compromisso em trabalhar pelo bem da população
Subir no palanque e fazer discursos serão outros quinhentos
O apoio do vice-governador, Laurez Moreira (PDT) ele já havia garantido, mesmo porque é provável que filho do pedetista – Juarez Moreira – seja candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Fortes. Contudo, havia dúvidas se as forças do Palácio Araguaia entrariam de cabeça na disputa contra o poder da máquina administrativa de Josi Nunes (UB), uma vez que Fortes está filiado ao PSD, partido presidido pelo senador Irajá Abreu, arquirrival do governador tocantinense. É forçoso lembrar que o parlamentar não pode sair do partido, neste momento, pois não possui motivos para desfiliação e, segundo a lei, o mandato é do partido e não do deputado.
Pois bem, controvérsia sanada acerca do apoio a candidatura, uma outra questão se desdobra. Conforme previu o próprio Wanderlei na reunião do Republicanos na sexta, 22 – é provável que ele não suba no palanque de Fortes durante a campanha eleitoral. A uma, porque corre o risco de dividir o palco com Irajá; A duas, porque a prefeita adversária é aliada da senadora Professora Dorinha (UB). Naquele evento, ele declarou que onde houvesse choque de interesses de seus aliados (Dorinha, no caso!), provavelmente não haveria “subida em palanques eleitorais”, afim de evitar constrangimentos.
O apoio é importante, sem dúvidas. Esgota-se todas as chances do Palácio Araguaia ficar dividido na eleição municipal de Gurupi (Laurez com Fortes e Wanderlei com Josi). Porém, como já explicado, o respaldo do governador vem de forma fragmentada. Menos mal. Já foi um avanço.