No lançamento da Agrotins, ocorrida no Palácio Araguaia na terça-feira, 16, o governador Wanderlei Barbosa (REPU) conclamou a prefeita de Palmas para resolverem, juntos, os trâmites burocráticos que ainda travam o funcionamento da “Cidade do Automóvel”. “Prefeita, eu quero que a senhora seja minha parceira na liberação, para que eu possa fazer a cidade do automóvel, que é o ambiente de organização do setor automotivo da nossa capital”, convocou o gestor estadual.

Ele pontuou que, além das associações e representantes do comércio e empresários, quer reunir os políticos estaduais e municipais para fazer uma visita ao local – ainda neste mês – para que o projeto siga adiante. “Vamos ter mais de 280 empresários instalados para organizar o setor automotivo da capital. Eu preciso muito do empenho de cada um, do empenho da prefeitura e do empenho do nosso governo. Já determinei isso ao Beto (Lima), porque talvez essa seja uma das obras mais importantes de Palmas, favorecendo os empresários para eles se instalem e façam a produção e o crescimento econômico de Palmas e do Tocantins”, disse Barbosa em meio a aplausos.

Cobrança de Wanderlei está atrelada a inércia da Prefeitura de Palmas

A convocação veio em forma de intimação à gestora municipal, uma vez que o imóvel pertence ao Estado do Tocantins, contudo, para que haja o micro parcelamento da área, é necessária a chancela da Prefeitura Municipal, através de Decreto. O projeto do governo estadual foi remetido ao poder público municipal ainda em 2022 e teve alguns andamentos, contudo, aguarda um despacho desde outubro de 2023 da Superintendência de Obras. Esse andamento é justamente a autorização da chefe do executivo ao cartório para que os desmembramentos dos lotes ocorram.

O projeto é grandioso e inovador, pois ao contrário das outras quadras industriais, os lotes farão frente para as avenidas principais, entre as quais, a NS-15 (anel viário de Palmas), a NS-10, a LO-04 e, por fim, a rodovia que liga a capital a Lajeado. A moderna infraestrutura terá asfalto CBUQ, sinalização horizontal e vertical, escoamento pluvial, como também, já conta com projetos de energia e abastecimento de água aprovados pelas concessionárias correspondentes.

A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços juntou ao pedido de autorização para micro parcelamento, a Ata do Conselho de Desenvolvimento Econômico, que já destinou verba “carimbada” na ordem de R$ 38,9 milhões para concretização do projeto. Tal valor servirá de caução para garantir a consolidação de toda essa infraestrutura.

Projeto teve seu lançamento em 2020

Visando atender empresários do setor de automóveis o Governo do Tocantins – através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – publicou a Portaria n° 132 ainda em 2020. O documento criou a “Cidade do Automóvel”, cuja localização foi designada para o Distrito Industrial Tocantins II, na quadra ASR-NE 65, em Palmas. O espaço compreende uma área de 105.041,09 m², dividida – atualmente – em 321 lotes, dos quais 156 são destinados a concessionárias, lojas de novos e seminovos, autopeças, despachantes, oficinas mecânicas e outros.