Ocorre entre os dias 29 e 30 de novembro o 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins. O evento será no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, com o tema “Territórios Criativos: Inovação, Cultura e Sustentabilidade no Desenvolvimento Local”. Paralelamente, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, uma programação cultural especial será realizada na Praça dos Girassóis. O evento é promovido pela Secretaria da Cultura (Secult) do Estado do Tocantins. 

O seminário tem como objetivo promover debates sobre o papel transformador da criatividade e inovação no fortalecimento do desenvolvimento econômico, com foco na geração de renda, inclusão social e preservação dos recursos culturais e naturais. O evento contará com palestras, painéis e apresentações culturais, além de reunir especialistas renomados e agentes culturais locais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do formulário on-line presente neste link

Debates sobre cultura e economia criativa

A programação do seminário é composta por painéis que abordarão temas como o fortalecimento do desenvolvimento local, empreendedorismo feminino, cadeias produtivas do audiovisual e soluções criativas na era digital. Destaques incluem a participação de Lala Deheinzeli (SP), que abrirá os debates com a palestra “O Futuro e a Economia Criativa: Oportunidades e Desafios”, e a presença de nomes como Ciça Pereira (SP) e Aíla Campos (PA).

No sábado, o encerramento será marcado por uma roda de capoeira e o tradicional cortejo do grupo Taboka Grande até a Praça dos Girassóis, onde ocorrerão shows abertos ao público.

Programação cultural e shows gratuitos

A programação cultural paralela ao seminário reúne artistas locais e nacionais, com apresentações em um palco montado na Praça dos Girassóis. Entre os destaques estão Zé Geraldo, Nilson Chaves e Geraldinho Lins, além de grupos como Tambores do Tocantins e Vozes do Cerrado.

Confira a programação completa:

Seminário de Economia Criativa (Auditório Palácio Araguaia)

29/11 – Sexta-feira

  • 8h às 9h: Recepção e abertura oficial com apresentação cultural
  • 9h30 às 11h: Palestra “O Futuro e a Economia Criativa: Oportunidades e Desafios” (Lala Deheinzeli)
  • 11h30 às 13h: Painel “Música e Mercado: Desafios e Estratégias para Romper a Bolha da Indústria Musical”
  • 14h às 16h: Painel “Caminhos para a Valorização da Produção Cultural”
  • 16h30 às 18h: Painel “Fortalecimento do Desenvolvimento Local por Meio de Projetos Socioculturais”

30/11 – Sábado

  • 8h às 9h: Recepção e apresentação cultural
  • 9h às 10h30: Painel “Fortalecimento Identitário das Culturas Popular e Tradicional por Meio da Economia Criativa”
  • 11h às 12h30: Painel “Empreendedorismo Feminino na Economia Criativa”
  • 14h às 15h30: Painel “Fortalecendo a Cadeia Produtiva Audiovisual”
  • 15h45 às 17h15: Painel “Ilustração, Designer e Videomapping: Soluções Criativas na Era Digital”
  • 17h15 às 18h45: Palestra de encerramento “Se Você Pudesse Escolher Hoje o que Fazer pelo Resto da Vida”

Programação Cultural (Praça dos Girassóis):