O Tocantins está entre os estados que vão participar do novo ciclo de coletas do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As amostras serão coletadas em supermercados, feiras e sacolões entre os meses de maio e dezembro deste ano.

De acordo com a Anvisa, nesta etapa do programa devem ser coletadas 3.505 amostras de 13 alimentos bastante consumidos pela população, como abacaxi, amendoim, batata, brócolis, café em pó, feijão, laranja, farinha de mandioca, maracujá, morango, quiabo, repolho e farinha de trigo.

No Tocantins, a coleta será feita pelas equipes das vigilâncias sanitárias estadual e municipais, que atuam nos locais onde os alimentos são vendidos diretamente à população. O objetivo é obter amostras com características semelhantes ao que é consumido diariamente.

A ação faz parte do terceiro ciclo do plano plurianual 2023–2025 do PARA, que pretende acompanhar os resíduos de agrotóxicos em 36 alimentos considerados base da alimentação dos brasileiros. A escolha dos produtos analisados é feita com base em dados do IBGE sobre os hábitos alimentares da população.

Desde a criação do programa, em 2001, mais de 45 mil amostras já foram analisadas no país. Os resultados servem de base para identificar riscos e adotar medidas de controle e fiscalização em caso de irregularidades.

A Anvisa destaca que o trabalho é feito em parceria com estados, municípios e laboratórios centrais de saúde pública. Neste ciclo, os exames serão realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG), responsável por analisar as amostras coletadas.