Após reportagem publicada no Jornal Opção Tocantins nesta quinta-feira, 9, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que a paciente Marinalva Araújo Costa, de 70 anos, está com cirurgia ortopédica marcada para sexta-feira, 10. A idosa esperava pelo procedimento desde o dia 28 de dezembro. Ela ficou em dieta zero por duas vezes, chegando a ser anestesiada no centro cirúrgico. No entanto, não teve a cirurgia realizada por falta de insumos na unidade hospitalar. Leia a nota na íntegra ao final da reportagem.

Marinalva fraturou o braço esquerdo após um acidente de carro e familiares tem se revezado para acompanhar a paciente que está internada na Unidade de Internação Rápida (UIR) do hospital. Na nota, a SES acrescentou que a idosa “segue sob os cuidados da equipe multiprofissional do Hospital Geral de Palmas (HGP), onde uma equipe multiprofissional qualificada acompanha o seu quadro clínico e o seu procedimento cirúrgico”.

A neta de Marinalva, Karol Assunção, contou ao Jornal Opção Tocantins que a família dela foi ao Ministério Público do Tocantins (MPTO) denunciar a situação. Por nota,  o órgão informou que durante inspeção ao HGP, na quarta-feira, 8, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro orientou os familiares de uma paciente a procurarem formalmente o MPTO para garantir assistência adequada. No mesmo dia, um familiar registrou reclamação junto à 19ª Promotoria de Justiça da Capital, mas sem apresentar laudo médico com o quadro clínico e classificação de risco. Em resposta, o MPTO instaurou um procedimento administrativo e acionou a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que deve responder em até cinco dias, além de solicitar avaliação do caso ao Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NAT-Jus).

Leia a nota da SES, na íntegra: 

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que a paciente Marinalva Araújo Costa segue sob os cuidados da equipe multiprofissional do Hospital Geral de Palmas (HGP), onde uma equipe multiprofissional qualificada acompanha o seu quadro clínico e o seu procedimento cirúrgico está programado para ser realizado na sexta-feira, 10. 

 Palmas, 09 de janeiro de 2025 

Secretaria de Estado da Saúde

Saiba mais

Internada há 20 dias, idosa é anestesiada e não faz cirurgia por falta de material no Hospital Geral de Palmas