O presidente da Central Única dos Trabalhadores no Tocantins (CUT-TO), José Roque Santiago, participou, na terça-feira (23), de uma agenda institucional do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em Palmas. As atividades incluíram a inauguração da Casa do Trabalhador do Tocantins e um encontro com dirigentes sindicais, movimentos sociais e militantes do Partido dos Trabalhadores (PT).

Durante a inauguração da Casa do Trabalhador, Luiz Marinho defendeu mudanças nas relações de trabalho, entre elas o fim da escala 6×1 e a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas, sem redução salarial. Segundo o ministro, a medida contribuiria para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e reduzir problemas relacionados ao adoecimento físico e mental.

“A força de trabalho deste país precisa ser valorizada. É necessário ouvir o clamor dos trabalhadores por jornadas mais humanas, que garantam saúde, convivência familiar e qualidade de vida”, afirmou.

Marinho também destacou a importância da Casa do Trabalhador como instrumento de fortalecimento das políticas públicas voltadas ao emprego, à qualificação profissional e à intermediação de mão de obra.

Para o presidente da CUT Tocantins, a inauguração do espaço representa um avanço para os trabalhadores do estado.

“A Casa do Trabalhador fortalece as políticas públicas voltadas à geração de emprego, qualificação profissional e proteção social. A CUT defende iniciativas que garantam mais oportunidades, valorização e dignidade para a classe trabalhadora”, disse José Roque Santiago.

O dirigente também reiterou o posicionamento da central sindical em defesa da redução da jornada de trabalho e do fim da escala 6×1.

“Defendemos uma jornada mais justa, que permita aos trabalhadores viver com mais qualidade, ter tempo para a família, para o lazer e para o descanso. A valorização do trabalho passa necessariamente pela construção de relações laborais mais humanas e equilibradas”, afirmou.

Encontro com lideranças sindicais e movimentos sociais

À noite, Luiz Marinho participou de um encontro com lideranças sindicais, representantes de movimentos sociais e militantes petistas no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), em Palmas.

Segundo os organizadores, a atividade reuniu representantes de diversas categorias profissionais, dirigentes sindicais e lideranças políticas de diferentes regiões do estado.

Durante o encontro, o ministro destacou a importância da organização dos trabalhadores e da participação popular na formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, à geração de empregos e à redução das desigualdades sociais.

A CUT Tocantins aproveitou o debate para defender o fortalecimento do movimento sindical, a ampliação dos direitos trabalhistas e a adoção de medidas que associem crescimento econômico à valorização do trabalho.

Também participaram da atividade o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), o ex-senador Donizeti Nogueira, além de representantes de sindicatos, movimentos sociais e do Partido dos Trabalhadores.