Em Gurupi, Josi Nunes está na frente na corrida à prefeitura, Wanderlei tem mais aprovação e Lula maior desaprovação
04 setembro 2024 às 17h24
COMPARTILHAR
O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quarta-feira, 4, uma pesquisa feita na cidade de Gurupi. O levantamento foi feito entre os dias 31 de agosto a 3 de setembro e consultou os eleitores sobre quem votaria para prefeito e como avaliavam as gestões municipal, estadual e federal. Em linhas gerais, a prefeita e candidata à reeleição Josi Nunes (UB) está na frente na disputa eleitoral e com boa aprovação de sua gestão. Quem também tem uma taxa de aprovação boa, um pouco maior que na capital, é o governador Wanderlei Barbosa (Repu). Já na administração federal, Lula (PT) teve mais desaprovação que desaprovação.
Eleição municipal
Na pesquisa para a prefeitura de Gurupi, Josi Nunes possui 45,4% das intenções de voto, Eduardo Fortes (PSD) vem em segundo lugar com 31,6% e em terceiro está Cristiano Pisoni (PSDB), com 10,2%. Interessante notar que na pesquisa espontânea, onde o eleitor não é informado sobre quem são os candidatos, o número de pessoas que responderam que não sabiam em quem votar foi muito grande: 38,2%. Na estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos, esse número caiu para 6,1%. Ainda assim, é um indicativo que o gurupiense ou ainda não conhece muito bem os candidatos ou ainda não está 100% confiante em quem deve votar nessas eleições. Outro fato interessante é que, apesar da campanha forte e da tentativa de se viabilizar para concorrer ao parlamento estadual em 2026, Pisoni é o candidato com maior taxa de rejeição, 41% dos eleitores apontaram que não votariam nele de jeito nenhum.
A taxa de rejeição de Josi Nunes foi a menor entre os eleitores, um indicativo bom, considerando que a prefeita é bem conhecida do eleitorado e é comum que o primeiro candidato na disputa também tenha uma rejeição alta. No caso de Josi, no entanto, isso não acontece. Eduardo Fortes é o segundo candidato mais rejeitado, com 25,5% e a atual prefeita aparece em terceiro lugar na rejeição com 22,5%.
Avaliação dos governos
A pesquisa também questionou o eleitorado de Gurupi sobre como enxerga a administração municipal, estadual e federal. A administração de Josi Nunes teve 70,3% de aprovação e 24,9% de desaprovação, com 38,9% dos entrevistados classificando a gestão como boa e 18,2% como ótima.
No cenário estadual, semelhante aos números de Palmas, Wanderlei Barbosa tem 69,8% de aprovação, com 38,2% de classificação como boa e 13% ótima. Já o presidente da república, Lula, assim como em Palmas, tem uma grande taxa de desaprovação. Na cidade, 62,3% das pessoas disseram desaprovar sua gestão e 40,8% classificou-a como péssima.
Os dados da pesquisa eleitoral estão registrados sob o número TO-06172/2024, realizada em Gurupi, entre 31 de agosto e 3 de setembro, entrevistando 610 pessoas e tendo como contratante o Partido Liberal (PL). A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.