Na manhã desta terça, 3, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Palmas, realizou a 4ª fase da Operação Gotham City, que cumpriu 13 mandados de prisão preventiva contra possíveis membros de uma facção criminosa nacional. As prisões ocorrem na Unidade Penal de Palmas e em residências no setor Jardim Aureny IV, região sul de Palmas. 

As pessoas detidas são suspeitos de participarem de uma série de homicídios no primeiro semestre de 2023, que resultou em mais de 60 mortes na capital.

Esta fase da operação tem a participação do delegado geral Claudemir Luiz Ferreira e dos delegados Guilherme Torres e Eduardo Menezes, ambos da 1ª DHPP. A ação tem como objetivo desarticular facções criminosas envolvidas em crimes violentos em Palmas. 

Na terceira fase da operação, em 28 de novembro, foram cumpridos três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão na Unidade Penal de Palmas, onde foram identificadas diversas pessoas ligadas a uma facção carioca. A operação efetuou 84 prisões durante o ano de 2023.