Na noite desta quinta-feira, 21, com presença massiva de advogados, representantes dos três poderes e sociedade civil, Gedeon Pitaluga é reempossado presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), para o triênio 2025-2027. É a terceira vez consecutiva que o advogado presidente a Ordem tocantinense. A OAB terá como vice-presidente Larissa Carlos Rosenda. O evento ocorreu no Parque do Povo, em Palmas.

O representante da OAB tocantinense foi empossado pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti. Na oportunidade, Pitaluga agradeceu por ser reconduzido à presidência e afirmou que fará a melhor gestão da história da OAB Tocantins, destacando melhorias que a entidade terá. 

Gedeon Pitaluga anunciou a implementação de projetos estruturais, como a Arena da Advocacia e um Complexo Desportivo, além da construção e ampliação de sedes e subsedes da OAB em diversas cidades do Tocantins. No campo educacional, destacou a modernização da Escola Superior da Advocacia, priorizando uma formação jurídica inovadora e de alto nível.

“Mas tudo isso só tem sentido e razão porque temos a advocacia e, muito especialmente, a advocacia jovem ao nosso lado. A consciência de que a instituição não se basta em si. A razão de sua existência é a advocacia. Quando digo que a advocacia na Ordem dos Advogados do Tocantins está em primeiro, em segundo e em terceiro lugar, é porque acreditamos exatamente com a convicção do fundo do coração nesse lema. E a nossa força é a defesa da cidadania”, disse o presidente. 

Na posse da OAB Tocantins, Beto Simonetti destacou que a OAB continuará firme na defesa das prerrogativas da advocacia, afirmando: “A OAB não se curva a pressões, não se omite e não se desvia de sua missão institucional.” Ele ressaltou também a importância da OAB na defesa do Estado de Direito, sem se envolver nas polarizações políticas: “Nosso papel é garantir a defesa do Estado de Direito.” Simonetti fez uma homenagem à presidência, dizendo: “Eu venho ao encontro de amigos queridos que se tornaram família”. Por fim, concluiu com um apelo à união: “Nossa direção é clara: avançar sempre!”

A nova diretoria conta com Jandra Pereira de Paula como secretária-geral, Priscila Madruga Ribeiro como secretária-geral adjunta, e Pedro Vitor de Sousa Oliveira Rabello no cargo de diretor-tesoureiro. Além deles, compõem a equipe o diretor adjunto Wylly Fernandes de Souza Rêgo, Ariane de Paula Martins Tateshita, o ouvidor-geral Sérgio Skeff, a ouvidora da mulher Silvana Pinho e a procuradora-geral de prerrogativas Aurideia Loyola, juntamente com as coordenadorias, comissões e os membros do Tribunal de Ética e Disciplina.  

Conselheiros 

Durante a cerimônia, também tomaram posse os novos integrantes do Conselho Seccional, composto por profissionais que desempenham um papel fundamental na definição dos rumos da advocacia no Tocantins e no fortalecimento da instituição no estado.  

Além disso, os conselheiros federais foram empossados, assumindo a responsabilidade de representar a advocacia e deliberar sobre questões em âmbito nacional. A nova composição inclui Ana Laura Pinto Cordeiro de Miranda Coutinho, Hélia Nara Parente Santos Jacome, José Pinto Quezado, Alessandro de Paula Canedo, Massaru Coracini Okada e Micheline Rodrigues Nolasco Marques.

Na mesa de honra, a solenidade contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), do vice-governador Laurez Moreira (PDT), da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Maysa Vendramini, do deputado Eduardo Mantoan (PSDB), representando a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), do deputado federal Vicentinho Júnior (PP), do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), e de representantes do sistema de Justiça.