Durante agenda na região sul do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) assinou, nesta sexta-feira, 7, o pedido para ampliação do número de cargos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa (Aleto). Além disso, o governador visitou o Hospital Regional de Gurupi (HRG), onde conversou com servidores e a população, e vistoriou as obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG).

A medida proposta ao Legislativo tem como objetivo solucionar definitivamente os problemas relacionados às escalas de profissionais e viabilizar a criação de novos cargos, conforme explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto. “Com a aprovação do legislativo, teremos a criação de novos cargos como enfermeiros obstetras, médicos especialistas e perfusionistas, permitindo dar continuidade ao concurso público e à regularização das escalas nos hospitais estaduais”, afirmou o secretário. Felinto também garantiu que as escalas do HRG estão normalizadas e que a programação para o mês de março será concluída até o fim de fevereiro. “Nenhuma pessoa ficará desassistida”, pontuou.

Wanderlei Barbosa destacou os esforços do governo estadual para melhorar o sistema de saúde, com apoio das bancadas estadual e federal. “Já determinamos contratações de profissionais, envio de novos equipamentos e alocação de recursos específicos para a saúde. A população pode ficar tranquila, porque continuaremos trabalhando para oferecer um atendimento de qualidade”, afirmou.

A vistoria às obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG) foi outro ponto alto da agenda. O governador lembrou que a construção foi recebida com menos de 30% concluída e problemas estruturais, como a ausência de sistema elétrico funcional. “Já finalizamos a licitação e estamos em fase de contratação da empresa que concluirá a obra, com um investimento superior a R$103 milhões”, informou Wanderlei Barbosa.

Quando finalizado, o HGG contará com mais de 200 leitos e uma ampla estrutura que inclui blocos de pronto-socorro infantil e adulto, ambulatórios, enfermarias, UTIs, centros cirúrgicos, serviços de imagem, laboratório, farmácia e áreas de apoio, como cozinha e lavanderia. A unidade promete ampliar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Gurupi e região.

O Hospital Regional de Gurupi, classificado como unidade de porte III, é referência para os mais de 177 mil habitantes da região da Ilha do Bananal. A unidade possui 164 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI, seis salas cirúrgicas, quatro leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), maternidade (realizando cerca de dois mil partos por ano), além de serviços especializados como o Projeto Girassol, atendimento a vítimas de violência sexual (Savis), e o Núcleo de Hemoterapia, que realiza cerca de três mil coletas de sangue anualmente.