Grupo de tocantinenses que estava em Israel consegue retornar ao Brasil
11 outubro 2023 às 09h20
COMPARTILHAR
Grupo de cinco tocantinenses conseguiu ser repatriado de Israel para o Brasil, por volta das 23 horas, desta terça-feira, 10, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira chegou por volta das 4h10 desta quarta-feira, 11, no aeroporto de Brasília, com os cinco tocantinenses e mais 102 passageiros de outros estados do país.
A repatriação foi mobilizada pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério das Relações Exteriores devido ao confronto que começou no último fim de semana entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio. Até o próximo domingo, mais quatro voos estão programados.
Segundo o pastor Francisco Bueno Júnior, que mora em Araguaína, a sensação de voltar para o Brasil é de extremo alívio. “Não tem como explicar a sensação de voltar ao Brasil. A sensação é de alívio e segurança”, disse.
O pastor faz parte da Igreja Vida e liderava uma caravana de 36 pessoas que viajou para Israel no final de setembro. O Jornal Opção conversou com ele na última segunda, 9, para saber mais sobre a situação dos tocantinenses no país que enfrenta uma guerra. Bueno Júnior afirmou que ainda há tocantinenses no país, que devem retornar nos próximos voos da FAB. A reportagem questionou ao governo federal a quantidade de tocantinenses que devem ser repatriados, em nota, informou que não contabiliza os dados por unidade da federação.