O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, pela primeira vez em sua história, as coordenadas geográficas dos endereços do Censo 2022, durante a Expedição IBGE Jalapão no Tocantins, realizada em Ponte Alta do Jalapão. O evento contou com a participação do governador Wanderlei Barbosa, apoio do Governo de Tocantins e da Prefeitura de Ponte Alta do Jalapão.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, juntamente com outros representantes do Instituto, participou da divulgação na Escola Estadual Alcides Rufo. Mais de 200 pessoas estiveram presentes, e mais de 1.400 internautas acompanharam a transmissão ao vivo pelo Youtube e pelo IBGE Digital.

Durante o evento, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou o papel do IBGE no desenvolvimento das políticas públicas brasileiras e agradeceu pela escolha da cidade de Ponte Alta do Tocantins para sediar a divulgação. O presidente Marcio Pochmann destacou a seriedade do trabalho do IBGE e ressaltou a importância das informações coletadas durante a visita a 90 milhões de domicílios no país.

Anderson Quack, representando o Ministério do Planejamento e Orçamento, destacou a relevância do Censo como uma janela para compreender os caminhos das políticas públicas no Brasil. O Secretário do Planejamento e Orçamento do Tocantins, Sergislei Moura, expressou satisfação com os dados divulgados e agradeceu pela escolha do estado para sediar o evento.

A diretora de Geociências do IBGE, Ivone Lopes Batista, explicou que esta é a primeira vez que o IBGE marca as coordenadas geográficas de cada unidade visitada. A divulgação das coordenadas é vista como um dado inédito do Censo Demográfico 2022, permitindo análises sobre a dinâmica de ocupação do território nacional.

Durante a apresentação, foram reveladas 111,1 milhões de coordenadas geográficas no país, com destaque para 81,5% referentes a domicílios particulares e 10,5% a estabelecimentos, como lojas, bancos e shoppings. Eduardo Baptista, gerente do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), e Aline Lopes Coelho, gerente de Imageamento da Coordenação de Cartografia, apresentaram os resultados e a Plataforma Geográfica Informativa (PGI), ferramenta que permite visualizar os dados dos endereços e localidades.