Justiça Federal de Araguaína condena 10 envolvidos a mais de 190 anos de reclusão por tráfico internacional de drogas
10 agosto 2024 às 12h00
COMPARTILHAR
Com penas de reclusão que somam mais de 190 anos, a Justiça Federal da cidade de Araguaína condenou 10 pessoas envolvidas em um esquema de tráfico internacional de drogas. A condenação decorre de uma denúncia apresentada pela Procuradoria da República no Município, em colaboração com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/TO).
Além das penas, a Justiça determinou a perda de imóveis rurais e urbanos, aviões e veículos pertencentes aos condenados, em favor da União. A decisão foi proferida pelo juiz Victor Curado Silva Pereira, nesta quarta-feira, 7.
Conheça o caso
A organização criminosa foi desarticulada em 2023 durante a operação Rota Caipira, que executou mandados em mais de 10 estados brasileiros. A operação resultou em prisões, apreensões de aeronaves e bloqueio de valores.
Investigações revelaram que o grupo adquiria cocaína na Bolívia e no Peru, utilizando uma complexa estrutura aérea para transportar as drogas até as capitais do nordeste brasileiro. Para realizar operações financeiras, a organização utilizava principalmente uma empresa em Caxias (MA).
Lista de Condenados:
PAULO MÁRCIO RIBEIRO SANTOS
LAIS NAYARA MORAES DA SILVA
CESAR MALDONADO MENDOZA
AMARILDO DE ALCÂNTARA DA SILVA
PEDRO MORENO MOTA NETO
RENAN DUARTE DE OLIVEIRA
CLAUDINETE PINTO ALVES
JOHNATAN ANTULIO BESSA BUENO
GUSTAVO DA SILVA BUSIQUIA
HERIVELTO PINTO DE SOUSA