Os 1.171.342 eleitores do Tocantins já podem conferir a seção de votação atualizada com as informações a respeito da transferência temporária daqueles que solicitaram alteração, a partir desta terça-feira, 3, conforme previsto no Calendário Eleitoral de 2024. Para consultar o endereço, o eleitor pode acessar tanto o aplicativo e-Título ou o portal Autoatendimento Eleitoral – Título Net do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para que não aconteça desencontros no dia da votação, que acontece em outubro, é importante que o eleitor confira o endereço de sua sessão eleitoral. De forma rápida, no portal Autoatendimento Eleitoral o eleitor pode clicar na aba de “Título Eleitoral”, e na sequencia na opção oito, em seguida o eleitor deve preencher os campos com as seguintes informações:  

– o nome, número do título de eleitor ou CPF;

– data de nascimento; e

– nome da mãe.

Já no e-Título, que também funciona como uma via digital do título de eleitor, a informação aparece logo no início ao abrir o aplicativo, abaixo do nome do eleitor. Vale ressaltar que na ferramenta é possível o eleitor se geolocalizar por meio de “maps” do aparelho celular, e encontrar as melhores rotas para chegar à seção eleitoral.  

Setembro

De acordo com o calendário, no próximo dia 6, é o último prazo para que se as convenções que não indicaram o número máximo de candidaturas para o cargo de vereador, os órgãos de direção dos partidos políticos e das federações preencham as vagas restantes. Neste ato, deve-se observar quais os percentuais mínimos e máximos para candidaturas de cada gênero.

Do dia 9 a 13 de setembro, é o prazo para os partidos políticos e candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral, pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), a prestação parcial de contas, dela constando o registro da movimentação financeira ou ainda a estimativa em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até 8 de setembro de 2024. Já no dia 15 de setembro, segundo o Calendário, será divulgada, na internet, a prestação parcial de contas da campanha das candidatas, dos candidatos e dos partidos políticos com a indicação dos nomes, do CPF ou CNPJ dos doadores e dos respectivos valores doados.

Já no dia 16, é o prazo em que todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador no Tocantins, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelo TRE-TO, e publicadas as decisões.

A partir do dia 21 de setembro até 8 de outubro, nenhum candidato poderá ser detido ou preso, exceto em flagrante delito, conforme calendário do TSE. Logo após, dia 30, será o último dia para o registro das pesquisas de opinião pública realizadas em data anterior ao dia das eleições, no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), relativas ao pleito eleitoral ou candidatos. A divulgação pode ser divulgada no dia das eleições, no horário legalmente permitido.

Confira na íntegra o Calendário Eleitoral de 2024.