A retomada dos investimentos em estradas e ferrovias em todo o país foi impulsionada pelo Novo PAC. No estado do Tocantins, um dos principais projetos de infraestrutura viária incluídos no programa foi a renovação da BR-153, finalizada em agosto de 2023. O aporte federal totalizou R$ 29 milhões, beneficiando aproximadamente 207,5 mil pessoas.

A aplicação de microrrevestimento entre Araguaína, Colinas e Brasilândia promoveu mais conexão na região cortada pela BR-153, uma das principais rotas de integração Norte-Sul e a quinta maior do país. A rodovia impulsionou o processo de urbanização do estado, o mais novo do Brasil, e fez parte do seu progresso econômico e social.

Segundo o governo federal, outro projeto de importância para o estado é a construção da ponte sobre o Rio Araguaia, conectando Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) pela BR-153. Esta ponte, uma das maiores do Brasil sobre um rio, terá extensão de 1,7 mil metros e terá um papel estratégico na região Norte do país.

A BR-153 representa uma importante rodovia para o transporte da produção da fronteira agrícola conhecida como Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O investimento do governo federal nesse empreendimento alcança R$ 233,2 milhões, beneficiando 34,7 mil moradores.

O Novo PAC também possibilitou uma série de outros projetos no Tocantins, como a pavimentação da BR-010, de Paranã até a divisa com Goiás, atualmente em fase preparatória; a construção do Lote 5 da BR-242, abrangendo os municípios de Arraias, Paranã, Peixe e Taguatinga; e a implantação, pavimentação e adequação da BR-235/TO/MA, que trará benefícios aos municípios de Balsas, Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Lizarda, Pedro Afonso e Tupirama.