Palmas, capital do Tocantins, é uma cidade conhecida por suas belezas naturais. Situada entre a Serra do Lajeado e o Rio Tocantins, a cidade oferece diversas opções de lazer, como praias, parques e áreas de ecoturismo, ideal para quem busca contato com a natureza e atividades ao ar livre. 

Procurado por muitos turistas ao visitarem a capital, o Lago de Palmas, com suas águas tranquilas, é um dos principais atrativos turísticos da cidade. Perfeito para passeios de barco ou flutuante, pesca esportiva e esportes náuticos, o lago também oferece vistas espetaculares, especialmente ao pôr do sol, tornando-se um local perfeito para momentos de lazer e contemplação. 

A Ilha do Canela, um refúgio no Lago de Palmas, também é um atrativo da cidade, que pode ser acessada por barco ou jet ski. Ideal para quem busca tranquilidade e um contato mais profundo com a natureza, a ilha oferece paisagens deslumbrantes e momentos de paz em meio a um cenário paradisíaco.

Praia do Prata, na região sul de Palmas. Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

O lago também abriga a Praia da Graciosa, uma das mais conhecidas da cidade, sendo o local perfeito para quem busca relaxamento e diversão, contando com uma boa infraestrutura com bares e restaurantes à beira do lago, garantindo um ambiente agradável para o lazer de toda a família.

Se a ideia é um lugar mais agitado, a Praia do Prata é uma das mais movimentadas da cidade. Localizada na região Sul da capital,  a praia possui águas calmas e infraestrutura que inclui quiosques, e é ideal para passeios e eventos culturais e esportivos, atraindo tanto os locais quanto os turistas.

Para quem gosta de praticar atividades físicas ao ar livre, o Parque Cesamar é uma excelente opção. Com pista de cooper, lago e parquinho para crianças, o parque é ideal para caminhadas, corridas e piqueniques. Sua vasta área verde e ambiente tranquilo também são perfeitos para relaxar e aproveitar o dia. Dentro do Parque Cesamar também está localizada a Casa Suçuapara, que foi a sede da Prefeitura e da Câmara Municipal durante os primeiros anos de criação de Palmas. Tombada como patrimônio público em 2005, a construção se tornou um museu municipal, abrigando arquivos cartográficos, documentais e iconográficos que contam a história da cidade.

Pista de cooper do Parque Cesamar. Foto: Nielcem Fernandes

Outra opção de lazer ao ar livre é o Morro do Limpão, um destino popular para praticantes de atividades físicas como caminhadas e trilhas. O local oferece percursos elevados que conduzem os participantes até o topo, onde é possível contemplar uma vista panorâmica de toda a cidade e da vegetação do cerrado.

A cerca de 30 km do centro de Palmas, o distrito de Taquaruçu é um verdadeiro tesouro para os amantes do ecoturismo. Famoso por suas cachoeiras, trilhas ecológicas e esportes radicais como rapel e tirolesa, Taquaruçu oferece uma experiência única para quem busca aventura em meio à natureza. Localizada no distrito, a Cachoeira da Roncadeira, é uma das mais procuradas por banhistas, com sua queda d’água de cerca de 70 metros. Este é um dos locais preferidos para a prática de rapel e para quem deseja se conectar com a natureza e aproveitar a beleza cênica da região.

Palacinho, primeira sede do Governo estadual do Tocantins. Foto: Governo do Tocantins

O Museu Histórico do Tocantins, popularmente conhecido como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do estado, sendo o primeiro edifício construído em Palmas, em 1989, ano de criação da cidade. Construído em madeira de jatobá, o Palacinho está localizado na parte alta da cidade, oferecendo aos visitantes uma vista panorâmica de grande parte da região. Em seu acervo, é possível conhecer itens da história tocantinense, e conhecer como eram originalmente os espaços da primeira sede do Governo, como o Gabinete do Governador.

Quem também busca conhecer mais da cultura local pode visitar a Feira do Bosque, realizada aos domingos no Bosque dos Pioneiros, na região central de Palmas. A feira reúne uma rica variedade de artesanato, gastronomia regional e apresentações culturais, tornando-se um excelente passeio para os turistas que desejam conhecer a diversidade de Palmas. Às terças e sextas-feiras, a Feira da 304 Sul também é um atrativo para apreciadores da cultura e gastronomia local.

Palácio Araguaia, na Praça dos Girassois. Foto: Governo do Tocantins

Sendo um dos principais cartões-postais de Palmas, o Palácio Araguaia, sede do governo do Tocantins, também é um ótimo ponto para conhecer a história, não só da capital, como também do estado mais jovem da federação. O palácio, localizado na Praça dos Girassois, considerada a maior praça das Américas, e a segunda maior do mundo, também abriga o centro geodésico do Brasil, onde é marcado o ponto de interseção das linhas imaginárias que definem a posição central do território brasileiro.

Interior do Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassois. Foto: Setur Tocantins

A Praça dos Girassois também abriga as sedes do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, da Assembleia Legislativa, e o Memorial Coluna Prestes, projetado por Oscar Niemeyer, e que homenageia a passagem do movimento pela região. Dentro da construção, estão expostos como parte do acervo alguns itens originais da época da marcha encabeçada por Luiz Carlos Prestes, como fotografias, armas e cartas.