Novos prefeitos e vices do Tocantins debatem gestão pública e parcerias em encontro da ATM

19 fevereiro 2025 às 16h34

COMPARTILHAR
Mais de 100 prefeitos e vice-prefeitos de todo o Tocantins participaram, nesta quarta-feira, 19, do 2° Encontro Tocantinense de Novos Gestores, realizado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), na sede da entidade, em Palmas. O evento teve como objetivo promover debates sobre gestão pública e discutir as principais demandas dos municípios, além de fortalecer a colaboração entre os gestores municipais e o Governo do Estado.
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) participou do encontro e reforçou a disposição do Governo do Tocantins para colaborar com todos os municípios em iniciativas conjuntas. “Estou aqui sempre para ouvir e fazer aquilo que eu puder, o que estiver à altura do Estado. A parceria com os municípios tem sido realizada em todas as áreas. Vamos continuar atuando em todas as cidades que necessitam da colaboração do Governo para trabalharmos juntos”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e ex-prefeito de Talismã, Diogo Borges, abriu o evento destacando a relevância da cooperação entre os municípios e o Governo do Tocantins para o fortalecimento do municipalismo. “É com muita alegria que recebemos gestores do Tocantins no maior evento de capacitação de prefeitos e prefeitas para discutirmos sobre o municipalismo. Entendemos que é aqui, na convivência do dia a dia, que identificamos os principais problemas que os municípios tocantinenses enfrentam e podemos discutir com os mais preparados para buscar soluções”, disse Diogo Borges.
O encontro, que segue ao longo desta quarta-feira, 19, conta com palestras e discussões sobre diversos temas, incluindo municipalismo, controle externo, educação, arrecadação municipal, cofinanciamento da saúde, Imposto Territorial Rural (ITR), previdência, consórcios, entre outros.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância do evento para os novos gestores. “É muito importante este momento, porque o novo gestor precisa de informação. Hoje [quarta-feira, 19], vou conduzir uma palestra sobre educação e território, abordando sobre como o estado e os municípios podem avançar juntos, porque é um trabalho complementar. As ações do governador Wanderlei Barbosa têm esse olhar municipalista, então esse é um passo muito significativo”, explicou o secretário.
Além das discussões, a ATM também aproveitou o evento para lançar o edital de convocação para a eleição dos novos membros da diretoria e dos conselhos deliberativo e fiscal da entidade, que atuará durante o biênio 2025/2026. Em relação ao processo eleitoral da nova diretoria, o governador Wanderlei Barbosa afirmou a importância de uma chapa que represente todos os gestores de maneira unificada. “É uma alegria estar aqui neste momento de transição na gestão municipal e na eleição da nova diretoria da ATM. Sei que esse processo será conduzido de forma democrática, respeitando todas as candidaturas. Reforço meu compromisso com os prefeitos e as prefeitas do Tocantins. Conheço bem a realidade dos municípios e continuarei trabalhando com vocês para buscarmos soluções, assim seguiremos dialogando e atuando para fortalecer as cidades do Tocantins”, destacou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres; a senadora Professora Dorinha; deputados federais e estaduais; prefeitos e vice-prefeitos; secretários estaduais e municipais; servidores técnicos designados pelo presidente da ATM, Diogo Borges, entre outras personalidades.