O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou nesta segunda-feira, 14, a nomeação de Abel Andrade Leal Júnior como o novo procurador-geral de Justiça do Tocantins, para o biênio 2025/2026. O ato ocorreu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, após a conclusão da eleição realizada no último dia 11. Abel Leal Júnior substitui Luciano Casaroti no cargo. A posse será feita em uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, agendada para o dia 13 de dezembro.

Durante o evento, o governador ressaltou a relevância do Ministério Público no cenário democrático e a relação harmoniosa entre o Executivo tocantinense e o MP. “Desejo sucesso ao novo procurador-geral de justiça na condução dos trabalhos do Ministério Público tocantinense e que possamos manter sempre a harmonia para o desenvolvimento do Tocantins”, declarou.

Em resposta, Abel Andrade expressou sua gratidão pela confiança recebida e reafirmou seu compromisso com a continuidade das atividades do Ministério Público. “É com gratidão que recebo a nomeação para o cargo de procurador-geral de Justiça do Tocantins. A confiança depositada em mim pelo governador Wanderlei Barbosa é um incentivo para dar prosseguimento ao importante trabalho que vem sendo realizado no Ministério Público do Tocantins”, enfatizou.

Trajetória de Abel Andrade

Natural de Ipiaú (BA), Abel Andrade Leal Júnior ingressou no Ministério Público do Tocantins (MPTO) em 4 de abril de 2001. Ao longo de sua carreira, atuou nas Promotorias de Justiça em Araguacema, Paranã, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Itaguatins, Guaraí e Porto Nacional. Ele foi subprocurador-geral de Justiça e membro do Conselho Superior do Ministério Público. Atualmente, ocupa a 2ª Promotoria de Justiça da Capital e é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, além de coordenar o Núcleo de Apoio Remoto às Promotorias de Justiça (NAProm) e presidir várias comissões e comitês no MPTO.

Novo defensor público-geral

Ainda nesta segunda-feira, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves foi nomeado como o novo defensor público-geral do estado, para o biênio 2025/2027, sucedendo Estellamaris Postal. Pedro Alexandre recebeu a maioria dos votos de membros da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em eleição realizada no dia 4 de outubro.

“Me alegro de nomeá-lo para que ele tenha a oportunidade de fazer a liderança e o gerenciamento dessa grande instituição que é a Defensoria Pública”, destacou Wanderlei Barbosa, ressaltando o papel da Defensoria em benefício da população tocantinense.

Perfil de Pedro Alexandre

Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, de 39 anos, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2009). Ele possui especialização Lato sensu em Direito do Trabalho pelo IPOG (2013) e é mestre em Direitos Humanos e Prestação Jurisdicional pela UFT/Esmat.

Atuando como defensor público no Estado do Tocantins desde 2013, Pedro Alexandre teve passagens por Aurora do Tocantins, Dianópolis, Cristalândia, Pium e Pedro Afonso. De 2014 a 2018, foi coordenador do Núcleo de Defensoria Pública Agrária (DPagra), destacando-se pela atuação em defesa de comunidades rurais e quilombolas, entre outros grupos sociais que buscam a garantia de direitos.

Presenças ilustres

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres; o deputado estadual Léo Barbosa; a defensora pública-geral Estellamaris Postal; o assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Juan Aguirre; e o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.