O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins já atendeu mais de 1.760 ocorrências de combate a incêndios florestais em 2024, superando o total de 2023, quando foram registradas 1.664 ocorrências. A maior parte dos incêndios ocorre em todas as regiões do estado, sendo que apenas nos dias 8 e 9 de setembro, 405 novos focos foram registrados em 22 municípios.

Com 10.880 focos de incêndio registrados entre janeiro e 7 de setembro de 2024, o Tocantins está entre os quatro estados com maior número de ocorrências no país, atrás do Mato Grosso, Pará e Amazonas.

Entre os municípios mais afetados estão Rio Sono, Pium, Lagoa da Confusão, Itaporã do Tocantins, Formoso do Araguaia, Pequizeiro, Tocantínia, Natividade, Ponte Alta do Tocantins e Taguatinga. O combate aos incêndios tem sido intensificado devido ao clima seco e aos fortes ventos que predominam em agosto e setembro, desafiando ainda mais as equipes de bombeiros e brigadistas.

Atualmente, 142 militares do Corpo de Bombeiros, além de brigadistas florestais contratados pelo Governo do Tocantins, estão em ação. Com o estado de emergência decretado pelo governador Wanderlei Barbosa, houve autorização para a contratação de até 500 brigadistas florestais e aquisição de equipamentos para fortalecer o combate aos incêndios.

Além das ações emergenciais, o Corpo de Bombeiros Militar realizou treinamentos e capacitou 679 brigadistas florestais para atuar no enfrentamento dos focos de incêndio. Até agora, 113 prefeituras firmaram acordos de cooperação técnica para ampliar a resposta às queimadas.