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Orçamento ainda está em planejamento e será divulgado no Diário Oficial, afirma gestão municipal

Cidade amplia em 22% o valor exportado em relação ao mesmo período de 2024 e registra maior volume histórico para os três primeiros meses do ano

Autarquia afirma que medida foi necessária para evitar descontinuidade de serviços e que novo contrato será encerrado após conclusão de licitação prevista para 28 de abril

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) solicitou, nesta terça-feira, 15, à Secretaria Estadual da Saúde dados atualizados referentes às ações voltadas à abertura de concurso público com objetivo de suprir a carência de profissionais na área da saúde. Entre os pontos a serem esclarecidos estão a contratação da banca organizadora do certame e a previsão para publicação do edital.
O pedido de informações foi feito de forma conjunta pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital (com atuação na área da Saúde) e pela 9ª Promotoria de Justiça da Capital (atuante na área do Patrimônio Público), no âmbito de um inquérito civil público que acompanha o andamento do concurso e investiga eventuais irregularidades relacionadas à contratação de pessoal e à execução de serviços essenciais de saúde por meio de servidores terceirizados — prática que contraria a exigência de concurso público.
As investigações tiveram início em 2018, inicialmente com foco na insuficiência de profissionais no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR). Um dos casos abordados envolve o falecimento de uma gestante de 30 anos, ocorrido em outubro de 2024, por suposta falta de atendimento adequado.
Ao longo da apuração, também têm sido reunidas informações a respeito do número de servidores temporários atuando na rede de saúde e dos serviços executados por trabalhadores terceirizados.
Durante as investigações sobre as falhas na gestão de pessoal, foi informado, em 24 de junho de 2022, que uma comissão havia sido criada para analisar a viabilidade da realização do concurso público.
Em etapa mais recente, no mês de janeiro de 2025, foi realizada uma reunião entre o Ministério Público e representantes do Estado, na qual foi informado que a Comissão do Concurso da Saúde havia concluído os estudos técnicos necessários para o certame. Na mesma ocasião, foi relatado que um projeto de lei seria enviado à Assembleia Legislativa com o objetivo de criar novos cargos na área da saúde a serem preenchidos por concursados.
Posteriormente, em abril de 2025, o MPTO recebeu a informação de que a lei estadual criando os novos cargos já havia sido aprovada e sancionada.
Com base nas informações reunidas até o momento, o MPTO requisitou dados atualizados sobre as providências administrativas tomadas para viabilizar o concurso. O prazo para resposta é de 20 dias a contar da data de notificação.
Em resposta ao Jornal Opção Tocantins, a SES informou que a verificação do quantitativo de vagas, em observância às necessidades dos serviços, para abertura do edital e contratação da banca.
Confira a nota completa:
Nota
O Governo do Tocantins informa que as equipes das Secretarias de Estado da Saúde (SES-TO) e da Administração (Secad-TO) já trabalham na verificação do quantitativo de vagas, em observância às necessidades dos serviços, para abertura do edital e contratação da banca que fará o concurso da Saúde.
A previsão é que todos estes trâmites sejam concluídos ainda este semestre e o certame lançado ainda este ano.
Palmas, 16 de abril de 2025
Secretaria de Estado da Saúde

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Nesta terça-feira, 16, a Prefeitura de Palmas anunciou a contratação emergencial da empresa Sancetur Santa Cecília Turismo Ltda. para assumir o transporte coletivo urbano da capital. O contrato, no valor estimado de R$ 196,2 milhões e com validade de um ano, prevê o uso de 140 ônibus e 10 vans zero quilômetro, com ar-condicionado, sistema de monitoramento e acessibilidade.
Atualmente, a tarifa está fixada em R$ 2,00, valor temporariamente reduzido devido à precariedade dos serviços prestados nos últimos meses. Antes da redução, o valor da passagem era de R$ 3,85, um dos mais baixos entre as capitais brasileiras.
Com a nova contratação e a modernização da frota, a previsão é que a tarifa volte a ser reajustada, podendo chegar a R$ 4,85, conforme nota divulgada pela gestão. Apesar do aumento, a gestão municipal afirma que Palmas continuará com a menor tarifa do país entre as capitais que operam com frota 100% nova.
Substituição após crise contratual
A contratação da Sancetur ocorre após impasse com a empresa anterior, Sightseeing Rio, responsável pela locação dos ônibus usados até então. A Sightseeing notificou a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) sobre a rescisão do contrato nº 21/2023, alegando dívidas acumuladas por parte da prefeitura, que ultrapassam R$ 10 milhões.
A gestão municipal reconhece a existência de pendências, mas afirma que os valores são referentes à administração anterior, da ex-prefeita Cinthia Ribeiro. Ainda segundo nota oficial, não há débitos em aberto relativos a 2025.
Por fim, a Sightseeing informou que a ATCP abriu diálogo e está em tratativas com a para buscar um acordo administrativo, evitando a judicialização.
Dispensa de licitação
A nova contratação foi feita por meio do Ato de Contratação Direta nº 005/2025, com base na Lei nº 14.133/2021, que permite dispensa de licitação em casos emergenciais. A previsão é que a nova frota comece a operar em breve.

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