“Palmas deixou de ser apenas capital administrativa”, diz Eduardo Siqueira Campos ao inaugurar nova sede do Sine
23 junho 2026 às 17h43

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Palmas e o Ministério do Trabalho e Emprego inauguraram nesta terça-feira, 23, em Palmas, a nova unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que passa a funcionar na Casa do Empreendedor e amplia o atendimento a trabalhadores e empresas na capital. A solenidade contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além do prefeito Eduardo Siqueira Campos, secretários municipais, vereadores e representantes da área de emprego e renda.
Durante o evento, o ministro destacou a importância da atuação dos municípios na execução das políticas públicas de emprego.“É nos municípios que a política pública acontece”, afirmou.
A nova unidade do Sine está instalada na Casa do Empreendedor, espaço que já concentra serviços de apoio à formalização de empresas e atendimento a micro e pequenos empreendedores.
No local, os trabalhadores poderão acessar serviços de intermediação de vagas, cadastro de currículo, encaminhamento para oportunidades de emprego e orientações sobre qualificação profissional.
A proposta é concentrar atendimentos em um único espaço, facilitando o acesso da população às políticas de trabalho e renda.
Integração entre oferta de vagas e empresas
A unidade também busca aproximar empregadores e trabalhadores, funcionando como ponto de conexão entre empresas que buscam mão de obra e cidadãos em busca de oportunidades no mercado de trabalho.
Segundo a gestão municipal, a expectativa é ampliar o fluxo de encaminhamentos para vagas formais na capital.
Capital concentra empregos formais
Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Siqueira Campos afirmou que Palmas concentra mais de 40% dos empregos formais do Tocantins, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) citados pela administração municipal.
Ele destacou que a implantação do Sine reforça a política de geração de emprego e renda no município. Eduardo também defendeu que Palmas deixou de ser apenas uma capital administrativa e passou a ocupar posição de destaque em áreas como empreendedorismo, saneamento básico e desenvolvimento sustentável.
“O que mais entristece um contribuinte é ver um prédio público sem efetividade. Aqui estamos entregando uma estrutura que vai funcionar e gerar oportunidades para a população”, disse.
Expansão do atendimento
A gestão municipal prevê que a unidade do Sine em Palmas seja a primeira de uma rede de expansão do serviço na capital, ampliando o acesso da população às vagas de emprego e ações de qualificação profissional.
Além da inauguração, foi anunciada a implantação da Casa do Trabalhador, que deverá reunir serviços de emprego e atendimento ao trabalhador em um único espaço.
