Palmas manterá escolas militares de tempo integral em parceria com PRF, Bombeiros e Guarda Metropolitana

14 fevereiro 2025 às 11h13

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), renovou, na quarta-feira, 12, os Termos de Cooperação com quatro instituições de segurança responsáveis pela administração conjunta de seis Escolas de Tempo Integral (ETIs) da rede municipal. A parceria, em vigor desde 2016, atende mais de 7 mil alunos e, segundo a gestão, tem como objetivo reforçar a cidadania e responsabilidade social entre os estudantes.
A cerimônia de assinatura foi realizada no auditório da Semed, na Avenida Teotônio Segurado, e contou com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Em seu discurso, Eduardo ressaltou a aprovação popular do projeto, que atinge 98% dos palmenses, e destacou a crescente demanda por matrículas nas unidades contempladas. “A sociedade clama pela presença, segurança, formação e disciplina, fruto do excelente trabalho que essas instituições têm oferecido no ambiente escolar”, afirmou o prefeito, sugerindo ainda a ampliação do programa para outras escolas da cidade.
A secretária municipal da Educação, Débora Guedes, enfatizou a importância da renovação da parceria para a segurança e qualidade do ensino pedagógico. “Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade para os nossos estudantes, e essa renovação nos ajudará a alcançar esse objetivo pelos próximos quatro anos”, destacou.
A solenidade também contou com a presença da primeira-dama e secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, que destacou o impacto positivo da iniciativa ao longo dos últimos oito anos. “Esse programa contribui diretamente para melhorar a qualidade de vida dos nossos estudantes e na formação de homens e mulheres de bem”, afirmou.
Além da presença das forças de segurança, a parceria possibilita a realização de projetos educativos que abordam temas essenciais como primeiros socorros, civismo, segurança no trânsito, prevenção a incêndios e combate às drogas. “As ações conjuntas incentivam a disciplina, o respeito à hierarquia e às normas, preparando os estudantes para serem cidadãos mais responsáveis e conscientes de seus deveres na sociedade”, explicou a secretária Débora Guedes.
Os documentos assinados formalizam a cooperação entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as ETIs Padre Josimo Tavares e Anísio Teixeira; o Corpo de Bombeiros Militar e a ETI Professora Margarida Lemos Gonçalves; e a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) com a ETI Eurídice Ferreira de Melo. As demais escolas seguem com seus convênios regulares com instituições como a Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Exército Brasileiro.