Moradores de áreas de risco em todo o Brasil passarão a receber, até o fim de 2025, alertas diretamente no celular em situações de emergência. Em Palmas, equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), ligada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), estão na cidade desde segunda-feira, 9, para treinar profissionais locais no uso da nova ferramenta: o Defesa Civil Alerta.

O sistema permite que avisos importantes sobre riscos como enchentes, queimadas e deslizamentos cheguem de forma rápida a celulares localizados nas áreas afetadas. A tecnologia utilizada é o Cell Broadcast, que envia mensagens diretamente para todos os aparelhos dentro de uma determinada região, sem necessidade de cadastro prévio e com som de alerta, mesmo que o telefone esteja no modo silencioso.

Segundo a superintendente da Defesa Civil do Tocantins, coronel Andreya de Fátima Bueno, a ferramenta é uma aliada importante para a segurança da população ”No Tocantins, onde os desastres predominantes são incêndios florestais e alagamentos graduais, a ferramenta será essencial para alertar e proteger a comunidade”, explicou. 

A nacionalização do Defesa Civil Alerta está sendo feita por etapas, conforme os riscos predominantes em cada região. Depois do Sul e Sudeste, e com o sistema prestes a ser lançado no Nordeste, a atenção agora se volta para o enfrentamento das cheias na Amazônia e, em seguida, para o período de queimadas e chuvas intensas no Norte e Centro-Oeste.

A expectativa é que, com o uso da ferramenta, a população fique mais protegida diante de desastres naturais, reduzindo riscos e salvando vidas.