Nesta terça-feira, 19, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e o prefeito eleito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) formalizaram a criação da comissão de transição em Palmas. O encontro ocorreu às 14h30 na sala de reuniões do Gabinete da Prefeita, na sede da Prefeitura, dando início às atividades conjuntas entre as equipes das duas gestões. A cerimônia foi aberta pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Bottós, que representou a administração atual. 

Durante o evento foram declarados os novos nomes que serão o braço direito do prefeito eleito de Palmas, representando os demais indicados, que são, Glauber Santana Aires, que no ato representou a comissão; Dhieine Caminski; Cleison Almeida Nunes; Rolf Costa Vidal e Júlio Edstron Secundino Santos. Em seguida, Glauber Santana Aires, membro da equipe do prefeito eleito, também se pronunciou, marcando o início oficial da transição.

No evento de instalação da comissão da transição de governo em Palmas, o novo prefeito fez um discurso destacando a democracia, comprometimento com a cidade e a valorização do trabalho de sua equipe técnica. “Farei uma grande reforma administrativa, com base nos conceitos, diretrizes e metas que tenho. Essa equipe reúne um pouco de tudo isso”, destacou o Eduardo Siqueira. 

A prefeita Cinthia Ribeiro aproveitou a oportunidade para relembrar a história de Palmas e sua conexão com figuras políticas como Siqueira Campos e João Ribeiro. Ela destacou a importância de estar próxima à população e de vivenciar a cidade que ajudou a construir. “É fundamental ser um bom ouvinte, não se afastar das ruas e viver na cidade que você ama. Lembro das dificuldades do passado, como o tempo em que carregávamos manilhas para as galerias. São muitas histórias boas que precisam ser compartilhadas”, disse. Cinthia também ressaltou o reconhecimento de sua gestão, citando as duas certificações de transparência concedidas à capital pelo governo federal.

Por sua vez, Eduardo Siqueira Campos falou sobre as principais diretrizes de sua administração e anunciou que fará reuniões semanais com seus secretários às segundas-feiras, enquanto nas terças-feiras realizará encontros alternados com os vereadores.

Transição democrática

“É com muita satisfação que estamos fazendo essa democrática transição, com espírito republicano, no cumprimento das leis, mas, mais do que importante e fundamental a cordialidade e a cooperação para que possamos cumprir nossos objetivos. Se fossemos seguir somente o rigor da lei, eu só poderia praticar qualquer ato a partir do dia primeiro de janeiro, mas através dessa comissão, algumas coisas importantes que não podem esperar, nós iremos propor”, destacou o gestor, Eduardo Siqueira.

Outro ponto enfatizado pelo prefeito eleito é que sua gestão não será uma continuação da atual, mas sim um novo processo de construção, com ênfase no progresso das iniciativas em andamento. Ele também destacou que manterá uma relação transparente com a imprensa e um diálogo constante com os vereadores. “Me dobrarei sempre que a razão não esteja comigo. Não há que se pedir elogios à imprensa e receberei críticas tão bem quanto os elogios.”

Sobre a Comissão de Transição

A Comissão de Transição, formada por dez membros e coordenada pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Bottós de Paula, solicitou a todos os titulares das secretarias municipais a elaboração de um relatório sobre a gestão atual. Os relatórios devem ser entregues até o dia 26 deste mês e devem incluir informações sobre programas e projetos em andamento, disponibilidade de recursos humanos, contratos administrativos vigentes e prestes a ser finalizados, além de licitações em curso. 

Confira os nomes que compõe a Comissão:

– Gustavo Bottós de Paula (coordenador) – secretário da Casa Civil;

– André Fagundes Cheguhem – controlador-geral do Município;

– Eron Bringel Coelho – secretário-executivo do Planejamento e Desenvolvimento Humano;

– Thiago de Paulo Marconi – presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos de Palmas (ARP);

– Maria Antônia da Silva Jorge – procuradora;

– Glauber Santana Aires – representante dos indicados do prefeito eleito;

– Júlio Edstron Secundino Santos;

– Dhieine Caminski;

– Cleison Almeida Nunes;

– Rolf Costa Vidal.