O Ministério da Saúde (MS) informou nesta semana que o Brasil será o primeiro país do mundo a começar a vacinar sua população contra a dengue, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A produção do imunobiológico é limitada e, por conta disso, alguns critérios para a imunização foram estabelecidos.

Portanto, para ter acesso, às regiões de saúde devem possuir pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes; alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024; maior predominância do sorotipo 2 do vírus da dengue (DENV-2).

Considerando esses critérios, 18 cidades do Tocantins foram escolhidas para receber a imunização. São elas: Palmas, Miracema do Tocantins, Miranorte, Rio dos Bois, Rio Sono, Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro, Lajeado, Santa Tereza do Tocantins, Tocantínia, Lagoa do Tocantins, Fortaleza do Tabocão, São Félix do Tocantins e Lizarda. Os municípios integram a região de saúde Capim Dourado.

Segundo o MS, o acerto foi pactuado com representantes de estados e municípios, levando em consideração recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O MS explicou que a definição da estratégia foi feita a partir da análise da situação epidemiológica nas Regiões de Saúde do Brasil. Essas divisões correspondem às localidades formadas por municípios fronteiriços que compartilham identidades culturais, econômicas e sociais, redes de comunicação e infraestrutura de transportes. A finalidade dessas regiões é integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde. Para a imunização no país, foram 37 Regiões de Saúde selecionadas, totalizando 522 municípios.

Público

O público inicial será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas – grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.