A falta de coleta de lixo em Palmas, provocada pela paralisação dos serviços da empresa responsável, está causando transtornos em diversos bairros da capital nesta terça-feira, 10. Contêineres e sacos de lixo transbordam em vias públicas, acumulando resíduos nas proximidades de hospitais, creches, áreas comerciais e bairros residenciais (Veja vídeo ao final da matéria). Além do mau cheiro, a situação também contribui para problemas de saúde pública.

Segundo a empresa MB Limpeza Urbana, a suspensão do serviço ocorreu devido ao atraso no pagamento dos salários dos colaboradores desde setembro. A Prefeitura de Palmas, depois de reunião com a empresa, nesta terça, 10, informou que fez o pagamento à empresa e que a situação da coleta já deve ser normalizada esta semana e que convocou uma força-tarefa para regularizar a situação.

Chuva agrava cenário de acúmulo de entulho

Apesar disso, a situação, ainda nesta terça, antes do anúncio, foi agravada pelas chuvas que atingem a cidade, causando o acúmulo de galhos, lama e entulho em vias públicas. Em regiões como o setor Lago Norte, os moradores relatam que estão há mais de uma semana sem coleta de lixo. A combinação de lixo espalhado pelas ruas e águas pluviais tem causado alagamentos em diferentes pontos da capital, dificultando ainda mais a circulação de pessoas e veículos.

Na Avenida Joaquim Teotônio Segurado, uma das principais vias da cidade, e em frente ao Hospital Geral de Palmas (HGP), sacolas de lixo doméstico e entulhos acumulados já ocupam parte da via pública. 

Palmenses mostram as dificuldades enfrentadas nas redes

A situação no Aureny II também é preocupante, conforme relatou Vitthor Rodrigues, morador do bairro. Ele destacou que o problema da falta de coleta de lixo e entulhos tem se intensificado com as chuvas recentes. “Aqui em frente de casa temos uma galhada de um pé de manga que colocamos para remoção há dois meses, mas, apesar de várias solicitações, o serviço ainda não foi realizado. O lixo e o mato alto acumulados estão trazendo mau cheiro e aumentando o risco de animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras”, afirmou. Vitthor também comentou que a chuva da tarde de terça espalhou ainda mais o lixo acumulado pelas ruas, agravando a situação e tornando o ambiente insalubre. “A cidade precisa recuperar sua limpeza e organização para garantir a segurança e a saúde de todos”, concluiu.

Já o usuário @taigo_barbosa, comerciante de Palmas, usou as redes socias para mostrar a situação, inclusive marcou a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) em seu vídeo, em tom de brincadeira ele diz: “esse é o presente de natal que nossa prefeita dá pra nós”.